01 de dezembro de 2019: uma data que ficará na história. Nesse dia identificaram na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China, uma doença respiratória aguda causada pelo coronavírus. Rapidamente o vírus se espalhou por todo o planeta, fazendo com que as pessoas mudassem a forma de ver as coisas, de sentir o mundo e, obrigatoriamente, de viver novas experiências. Estávamos tão acostumados a fazer tanto e não olhar os detalhes e habituados com tanta correria e falta de tempo, que não nos importamos com a ausência de um abraço ou de um simples aperto de mão. Estávamos tão sobrecarregados que não nos permitimos experimentar o prazer de criar um novo prato, de brincar mais horas com os filhos, de voltar no tempo e reviver a infância ou de lembrar como a vida pode ser preciosa.
De fato, aprendemos a ver a realidade com outros olhos, mais atentos ao que realmente importa: o respeito, o amor, o carinho de nossos amigos, conhecidos e familiares; e começamos a experimentar novas formas de nos comunicar, divertir, trabalhar. Não há como negar que vivemos um colapso mundial nas áreas da saúde e da economia. No entanto, não podemos parar no tempo. É preciso aproveitar o momento para crescermos como pessoas e profissionais, para sentir como é ser útil para alguém e experimentar novos recursos, tecnologias e formas de trabalho, que nos capacitarão para apresentar soluções e não focar simplesmente nos problemas.
Assumir essa maneira de interpretar o mundo deveria ser o propósito de qualquer profissional que atua no setor comercial. Afinal, embora o atual cenário tenha mudado a forma como todos pensam, sonham, interagem e consomem, um bom relacionamento pode melhorar a vida das pessoas através de soluções para situações que, a priori, pareciam sem resposta. O verdadeiro vendedor sabe que o mais importante agora é levar tranquilidade e paz para aqueles que não sabem o que fazer ou que não estão conseguindo enxergar uma saída plausível para o contratempo que está à sua frente.
Embora o momento seja de insegurança, é fundamental agir com calma e tranquilidade, buscando serviços e produtos que tragam algum alívio. Mais do que nunca, é necessário adotar formas criativas de alcançar clientes e trabalhar o marketing digital, afinal, se a forma de comprar, de pesquisar e de investir mudou, os vendedores também precisam mudar a forma de divulgar seus produtos e serviços, certo? O domínio dos principais meios tecnológicos para realização de videoconferências ou apresentação de portfólios pela internet é essencial. Além disso, investir ao máximo no cadastro e no armazenamento de dados nas nuvens por meio da inteligência artificial é uma estratégia extremamente valiosa para traçar o perfil do cliente, entender o que oferecer, em qual momento divulgar e qual o valor cobrar.
Nesse momento, os consumidores estão inseguros em relação ao mercado financeiro e isso faz com que eles economizem. É importante desenvolver habilidades de persuasão e um grau elevado de negociação. Em tempos difíceis talvez seja necessário reduzir a margem de lucro. Lembre-se: ganhar menos, mas ganhar sempre. Para finalizar, vale ressaltar que as coisas não voltarão a ser como antes. A mentalidade, necessidade, a visão das pessoas mudou e nós evoluímos. O vendedor desse novo universo precisará evoluir muito mais, com novos produtos, novas formas de atendimento, novos valores e uma nova forma de compreender as vendas, agora focada em superar expectativas para estar um passo à frente das necessidades do seu público. Estudar a sociedade e buscar pontos de vista diferentes sobre seus serviços e produtos será o grande diferencial nessa nova fase da vida humana.
Josué Ferreira Martins | Consultor de Negócios do Grupo Soberana