População deve ficar atenta para não se descuidar com relação a outras doenças durante o período de pandemia
Durante a pandemia, todos os nossos esforços estão voltados para o isolamento social e a prevenção das infecções respiratórias. Mas será que não estamos negligenciando os demais cuidados necessários para a nossa saúde? De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares matam cerca de 17,7 milhões pessoas todos os anos. Somente no Brasil, são contabilizados mais 600 mil óbitos anualmente.
Entre os principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, se destacam os maus hábitos de vida, como tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de sal e sódio, abuso de bebidas alcoólicas, além da exposição aos fatores de riscos, como diabetes, colesterol alto e obesidade. Durante o período de quarentena, o sedentarismo acaba se tornando comum pela falta de orientações e artifícios que proporcionem a prática de atividades físicas. Além disso, a ausência de cuidados com a alimentação, o ganho excessivo de peso, o estresse provocado pela ansiedade e o aumento do consumo de bebidas alcoólicas são fatores que agravam muito esse cenário.
Acredita-se que 80% dos infartos são preveníveis com a modificação dos hábitos cotidianos. Iniciar uma atividade física, parar de fumar e adotar uma alimentação equilibrada são importantes mudanças para uma vida mais plena (física e mentalmente). Neste momento, o isolamento é necessário, mas deve ser enfrentado de forma diferente para aliviar o sentimento ruim, causado pela sensação de insegurança que a situação nos causa.
Dicas para uma vida saudável na quarentena:
- Ocupe o seu tempo com atividades produtivas. Aproveite os recursos online disponibilizados gratuitamente para fazer cursos, praticar atividades físicas em casa, aprender uma nova receita, baixar livros, assistir a filmes, documentários e séries.
- Organize o ambiente, livre-se do que não usa mais, recicle, enfim, mantenha-se ativo!
- Faça atividade física regularmente. Por meio de movimentos funcionais, com o peso do próprio corpo, é possível ativar os músculos e conseguir bons resultados treinando, pelo menos três vezes na semana, mesmo não tendo os equipamentos adequados. Flexões de braço, polichinelo, avanços, passadas, corridas ao redor da casa e movimentos de subida e descida de escada são boas opções para inserir na rotina de exercícios.
- Além das atividades físicas, é fundamental que o praticante mantenha uma dieta equilibrada com frutas, verduras, legumes e ingestão de líquidos.
- O excesso de informações pode causar picos de ansiedade constantes. Evite ficar com televisões e rádios ligados o dia todo, consumindo notícias sobre o coronavírus. No entanto, é de extrema importância que todos estejam bem informados e que acompanhem as novidades e resoluções sobre o tema. Uma dica é escolher períodos do dia para acompanhar os noticiários e utilizar o resto do tempo para manter a rotina de trabalho e de convívio com a família.
Como prevenir as doenças cardiovasculares em tempos de COVID-19:
- Mantenha uma alimentação saudável, com mais legumes e verduras e menos gorduras saturadas e trans.
- Pratique, no mínimo, 30 minutos de atividades físicas diárias.
- Evite o cigarro.
- Mantenha a pressão arterial sob controle.
- Realize um check-up médico anualmente.
* Diretor da Vitis MedCenter; Graduado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Residência e título de especialista em clínica médica pela USP – SP; Cardiologista pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo – InCor; Pós-graduado em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School; Pós-graduado em Medicina Hospitalar Universidade São Camilo – SP; Mestrado pelo Programa de Bioengenharia da UFU; Presidente da Sociedade Regional de Cardiologia do Triângulo Mineiro.
Sobre a Vitis MedCenter
Localizada na Av. Francisco Ribeiro, 1140, no bairro Santa Mônica, a Vitis MedCenter é uma clínica moderna e com infraestrutura completa e inédita na região, integrando em um só lugar diferentes especialidades. Um espaço exclusivo com consultórios de alto padrão planejados para proporcionar tranquilidade e conforto para médicos e seus pacientes. A Vitis conta com laboratórios e 30 consultórios médicos, projetados com ampla acessibilidade, lounge, brinquedoteca, cafeteria e recepção em todos os andares. No térreo uma unidade do IPAC/GRUPO SABIN realiza exames laboratoriais e no 4º andar uma unidade da MedPhoton realiza exames de Medicina Nuclear. A clínica Vitis MedCenter foi construída para valorizar o que você tem de mais importante, a vida.
Dr. Rodrigo Penha Almeida
Pingback: Dia Mundial da Atividade Física - Cuidados importantes durante a pandemia | Revista Soberana