Após uma semana de funcionamento, o Castramóvel da Prefeitura de Uberlândia celebra a marca de 218 animais castrados. Até a última semana, a média diária foi de 36 procedimentos por dia.
Lançado no dia 10 deste mês com a presença de várias autoridades, o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos começou a ser executado no dia 12, com a parceria da ONG SOSPet, responsável pelas cirurgias de esterilização dos animais no Castramóvel, localizado no Camaru, área interna do Sindicato Rural de Uberlândia.
O Castramóvel possui isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização e de segurança e combate a incêndio, além de sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos. O veículo foi adquirido com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado e com contrapartida do Município.
Segundo João Júnior, secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, pasta responsável pelo programa, os números só ressaltam o comprometimento da Prefeitura para com a causa animal. “O controle populacional destes animais é questão de saúde pública. Com a esterilização evitamos abandonos, doenças e sofrimento dos animais. Temos trabalhado junto à SOSPet para acolher e atender os protetores e representantes de ONG’s com a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos animais, dos tutores e de toda a sociedade”, afirmou.
Aos interessados, a Prefeitura de Uberlândia possui uma listagem com aproximadamente 80 nomes, dentre eles, protetores de animais e ONGs. Quem se enquadrar como ONG ou protetor e não esteja cadastrado, deve realizar contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, pelo telefone (34) 3213-1470, e seguir as orientações e requisitos que serão solicitados.