Conheça a história de vida e superação do empresário milionário que hoje é referência na internet
Dividido entre reuniões, inúmeros telefonemas e o assédio de fãs e admiradores. Assim Marquinhos Malaquias leva sua vida na capital do Triângulo Mineiro, Uberlândia.
Com 47 anos, Malaquias como carinhosamente é chamado, conversou com a equipe da Revista Soberana. Durante o papo, revelou detalhes sobre seu passado, o início da trajetória no ramo futebolístico, o segredo para se ter um networking de respeito e como hoje, ele incentiva outras pessoas a buscarem seus objetivos e sonhos.
“O Malaquias é um menino nascido em Cascavel, office boy, que sempre acreditou no impossível! Desde pequeno, sempre coloquei metas e sonhos na minha vida e vi todos se realizando. Hoje no auge dos meus 47 anos, sinto que sou um cara feito!”
De Cascavel, Malaquias ainda criança, também morou em Belo Horizonte, Minas Gerais e em seguida, mudou-se com toda a família para Curitiba, no Paraná.
“Comecei minha carreira como office boy, em seguida, trabalhei com cereais me tornando o maior vendedor de feijão preto do país. Depois passei a trabalhar com futebol e em seguida como incentivador de pessoas. Minha história é como de todos os brasileiros, de um sonhador, que quer e vai atrás de seus sonhos e objetivos.”
A mudança do sul para Minas, teve um grande incentivador, Malaquias é amigo pessoal do cantor sertanejo Bruno, da dupla Bruno & Marrone.
“Hoje eu compartilho a intimidade com o Bruno. Sempre estive na casa dele e em um dia, durante uma determinada conversa, ele acabou brincando porque eu não mudaria para cá. Eu morava em um lugar maravilhoso em Curitiba, tinha toda a minha vida com uma estabilidade invejável. Já conhecia a cidade bastante e cheguei para minha esposa Cíntia um dia e falei: vamos passar três meses em Uberlândia?! Ela topou! Foi tudo de última hora, alugamos um casa e viemos. Saímos da zona de conforto e hoje vivemos uma das melhores fases da nossa vida.”
Com mais de 160 mil seguidores em seu perfil no Instagram, Malaquias é bastante assediado quando sai nas ruas ou vai à um shopping, por exemplo.
“Noto que as pessoas gostam de estar ao meu lado, eu amo conversar, amo tirar fotos, amo abraçar! As pessoas se identificam muito comigo!”
Com uma equipe responsável por cuidar de suas redes sociais e agenda de compromissos, Malaquias afirma que não abre mão de responder todas as mensagens que recebe diariamente nas redes sociais.
“Minha equipe cuida de toda a parte de fotos e vídeos da minha rede social, mas todas as inúmeras mensagens que recebo faço questão de responder todas! Pode ser de manhã, de madrugada ou até demorar, mas sempre sou eu quem respondo tudo!”
Amigo de grandes personalidades, políticos e famosos, dia desses, Malaquias estava acompanhado do empresário bilionário Luciano Hang, dono da rede de lojas HAVAN.
“Minha história com o Luciano Hang é surreal. Foi através dele que comecei a projetar minha palestra que faço hoje! Foi durante uma conversa com o Luciano, que ele afirmou que eu seria um dos maiores palestrantes deste país.”
Percorrendo o Brasil com sua palestra motivacional, Malaquias também esteve em Dubai, nos Emirados Árabes palestrando ao lado do empresário Tiago Brunet. Ele pretende continuar levando seu trabalho para o mundo todo assim que houver uma retomada gradual dos eventos e viagens.
“ Assim que for permitido, vamos levar nosso projeto para os Estados Unidos e vários outros países, se Deus permitir. Estivemos em Dubai, em Cascavel e Foz do Iguaçu no último mês e todas as sessões com lotação máxima. A energia que recebo do público, dos contratantes, da equipe que está nos bastidores, é incrível!
Apaixonado pela família, Malaquias também tira um tempo para dedicar-se à família e momentos de lazer. “Sou muito simples! Gosto de ouvir música, de um bom churrasco, de tomar minha cervejinha ao lado da família e dos amigos. Sou apaixonado em espetinho, qualquer lugar que eu vou, faço questão de comer um, por exemplo!”
Pai de 4 filhos, João (21), Maria Júlia (18), Francisco (11) e Marcos Filho (4), Malaquias é categórico ao comentar sobre seu relacionamento com os herdeiros.
“Meus filhos aprenderam e aprendem ainda que precisam se virar para conseguir suas coisas. Meu filho mais velho, o João, já tem sua própria marca de roupas, por exemplo. Maju acaba de ser aprovada na faculdade de Medicina. Faço questão que todos entendam que nada nessa vida é fácil. O exemplo está dentro de casa, sou a prova de que na vida tudo é baseado na luta! Não tenho o segundo grau completo, para você ter uma noção! Faço tudo que posso para meus filhos, dou tudo do bom e do melhor em educação, meus filhos, inclusive já estudaram até fora do país. Você que nos lê, que tem uma empresa, um pai ou uma mãe que investe em você, se eu consegui, você também consegue!”
Sobre a parceria com a esposa, a influenciadora digital, Cíntia Malaquias, Marcos fala sobre a importância do companheirismo entre o casal.
“A Cíntia sempre esteve comigo! Quando eu quebrei financeiramente pela vez ela estava do meu lado, quando eu fiquei doente pela primeira vez, ela também estava comigo! Nos identificamos com todo mundo! Essa parceria é fundamental para que um relacionamento dure!”
Apaixonado por Uberlândia, no Triângulo, o comunicador foi categórico ao responder sobre o que pensa do município.
“Eu morava em uma das maiores capitais do mundo, Curitiba com quase 2 milhões de habitantes e Uberlândia não perde em nada. A qualidade de vida, o clima de Minas não existe! Quero envelhecer aqui, estou muito feliz, minha esposa, minha família, todos estão felizes e isto basta!”
“Uma das minhas preocupações quando cheguei em Uberlândia era de como eu seria recebido, principalmente porque vivemos em um mundo onde praticamente todos esperam algo em troca. Sou muito grato à várias pessoas da cidade, ao Luiz Gustavo Aguiar que foi o responsável por cuidar de todos os detalhes do imóvel onde eu moro hoje, a quem me recebeu desde quando cheguei aqui. O Luiz por exemplo, intermediou meu contato com inúmeras pessoas importantes de Uberlândia que hoje fazem parte do meu rol de amigos pessoais.
Foi em 2016 que Malaquias viveu um dos piores momentos de sua vida. O empresário foi diagnosticado com Polimiosite, uma doença rara caracterizada pela inflamação progressiva dos músculos, causando no paciente dor, fraqueza e dificuldade em realizar movimentos. Apesar de não ter cura, existem tratamentos para o controle do sintomas. A doença afeta principalmente adultos, sendo raro registros em crianças. Com o diagnóstico e hospitalizado, na época ele passou a compartilhar em suas redes sociais mensagens de otimismo, informações sobre a doença e o seu tratamento.
“Ninguém passa por um processo à toa! Toda a minha doença veio para me mostrar que o que aconteceu comigo, serve para outras pessoas. O impossível não existe e eu tenho a prova viva dentro da minha casa! Meu filho caçula, Marcos Filho! Minha esposa engravidou em um dos momentos mais difíceis da minha vida, enquanto eu estava doente. Recebi a notícia da gravidez da Cíntia e no mesmo dia, fui informado da gravidade do meu caso.”
Dormindo pouco mais de quatro horas por noite, o empresário milionário que não se intitula coach ou pastor, comenta também sobre onde arrumar energia para tanta disposição.
“Minha essência sempre foi a mesma. Sempre fui muito enérgico! Minha alegria chega antes de mim em qualquer lugar! Eu sou assim, não tenho duas faces! Eu sou o que eu sou no Instagram, na vida real!”
Colecionando amigos por onde passa, durante o bate-papo, Marcos enaltece a amizade com o empresário uberlandense Humberto Carneiro.
“Admiro muito o Humberto Carneiro, ele foi um dos empresários que me abraçou quando cheguei por aqui. É um cara super ativo, faz por ele e e pelos outros e um homem com quem eu aprendo e muito sempre!”
Considerado um dos maiores e melhores agentes de jogadores do futebol, Malaquias intermediou a contratação de grandes jogadores para times internacionais. Sem entrar muito em detalhes sobre o assunto, o empresário que coleciona amigos no ramo futebolístico, atuou no segmento por quase quinze anos.
Sobre o novo projeto lançado recentemente, Malaquias afirma que já tem datas fechadas até o final deste ano e comenta também sobre as inúmeras propostas para executá-lo de maneira online.
“Não faço meus planos em cima da pandemia, tive inúmeras propostas inclusive financeiras para realizar a palestra online, não aceitei! Quero estar com o público! Tanto que um dos únicos pedidos que eu e minha equipe fazemos é: uma garrafa de água e a oportunidade de abraçar e falar com todos! Vamos mostrar para todos que não existe segredo! Problemas sempre vão existir independentemente de onde você esteja!
A paixão por Uberlândia é tanta, que Malaquias e a família estão construindo uma nova mansão em um condomínio de luxo da cidade. A expectativa é que a nova residência da família fique pronta ainda no próximo ano.
Jadir Jr/Jornalista