Zelenskyy alerta na ONU: “A Ucrânia é apenas a primeira vítima das ambições da Rússia”

FOTO DIVULGAÇÃO

De acordo com reportagem do The Guardian, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (24), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que “a Ucrânia é apenas a primeira” vítima das ambições de poder da Rússia, e fez um apelo urgente para que líderes mundiais defendam o sistema internacional baseado no direito.

Zelenskyy ressaltou que a continuidade da invasão russa ameaça não apenas a soberania de seu país, mas também a estabilidade global, alertando que, caso não haja uma resposta firme agora, Moscou poderá ampliar seus ataques para outras nações.

Ele pediu que Estados-membros não permaneçam em silêncio diante da agressão, destacando que é preciso agir por meio de pressões políticas, econômicas e militares. “Não podemos permitir que a agressão se torne uma prática aceita. Se for necessário pressão econômica, política ou militar, isso deve ser feito agora”, declarou.

O líder ucraniano apontou também para o desgaste imposto à Ucrânia pelo conflito, iniciado em fevereiro de 2022, e afirmou que sua resistência depende da solidariedade internacional e do compromisso coletivo para garantir a legalidade internacional e segurança para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *