A qualidade de vida no contexto oncológico é um tema cada vez mais valorizado nos congressos da área, pois vai além do tratamento clínico e aborda o impacto físico, emocional e social do câncer na vida das pacientes. Essa semana, Uberlândia sediou o ONCOTRIÂNGULO, um congresso multidisciplinar na área da Oncologia que conectou ciência, tecnologia e cuidado. O ONCOTRIÂNGULO se classifica como um dos maiores congressos de Oncologia do país. Discutir estratégias para reduzir efeitos colaterais, promover reabilitação, incentivar hábitos saudáveis e oferecer suporte psicológico é essencial para garantir não apenas mais tempo de vida, mas também uma vida com dignidade e bem-estar.
Pontos fortes do congresso envolveram diagnóstico precoce, apoio e tratamento multidisciplinar e atenção à qualidade de vida com medidas como sono reparador, alimentação saudável evitando industrializados, abolir hábitos nocivos como álcool, cigarro e praticar atividade física como pilares na prevenção do câncer. Parece que os sábios conselhos da “vovó” estão cada vez mais cientificamente comprovados como hábitos saudáveis para longevidade e prevenção do câncer.


Além disso, a integração entre profissionais de saúde, pacientes e familiares é um pilar fundamental na construção de um cuidado humanizado. O ONCOTRIÂNGULO proporcionou palestras, debates e mesas-redondas que abordaram desde ciência, tecnologia até espiritualidade, apoio social, manejo da dor e reintegração da paciente às suas atividades diárias. Todas essas medidas permitem trazer esperança e mostram que a Oncologia moderna busca não apenas curar, mas também cuidar, respeitando cada história de vida. Parabéns à comissão organizadora que devido ao sucesso do evento já deixou a data para próximo em 2026: 15 e 16 de agosto de 2026 – SAVE THE DATE para o próximo ONCOTRIÂNGULO.
Dra. Gisele Vissoci Marquini
Ginecologia/Uroginecologia/Cirurgia Vaginal
CRM 34170 MG RQE 19701
Fonte: @conectamedeventos