Líder da ONU pede apoio dos países para missões de paz voltadas para o futuro

                                                                                                                                                                                                                     Bundeswehr/Christoph Kassette

Em um cenário global de crescente instabilidade, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo aos Estados-membros para garantir o apoio financeiro e político necessário para que as missões de paz da organização possam enfrentar os desafios globais de hoje e do futuro. Guterres discursou na abertura da Conferência Ministerial das Operações de Paz da ONU, que está ocorrendo em Berlim, Alemanha, e destacou a urgência de atualizar as operações da ONU para lidar com as novas dinâmicas de conflito no mundo.

A ONU ressaltou que o número de conflitos armados atingiu níveis recordes desde a fundação das Nações Unidas, o que torna as missões de paz mais importantes do que nunca. Guterres enfatizou que, apesar das operações de paz representarem apenas 0,5% dos gastos militares globais, elas têm se mostrado uma das ferramentas mais eficazes e econômicas na busca por estabilidade internacional.

O líder da ONU também destacou que, para que essas missões continuem a ser bem-sucedidas, é fundamental que os países membros honrem seus compromissos financeiros e forneçam apoio político. Ele alertou que a eficácia das missões depende diretamente do comprometimento contínuo dos Estados-membros, que devem cumprir suas obrigações e garantir que o financiamento das operações seja estável e pontual.

Além disso, Guterres enfatizou que, para enfrentar os desafios do futuro, as missões de paz da ONU precisam ser mais flexíveis, adaptáveis e resilientes. Ele propôs que as operações sejam revistas para que possam responder de maneira mais eficaz a cada tipo de conflito, assegurando que as missões sejam priorizadas e que as metas sejam alcançáveis com os recursos disponíveis. Outra recomendação importante foi garantir o apoio adequado e unificado dos Estados-membros, com liderança forte, equipamentos modernos e tecnologia avançada.

Os países presentes na conferência irão, nesta quarta-feira (13), divulgar suas promessas de contribuição financeira, que serão fundamentais para garantir o sucesso das operações de paz da ONU nos próximos anos.

Fonte: Informações extraídas da ONU News, 13/05/2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *