Falta apenas um dia para acontecer o maior evento de criatividade do planeta. “Serão 18 países conectados em todo mundo mergulhando nos mares da criatividade. E a nossa cidade não ficou de fora!” comemorou Viviane Lemos, a líder local do evento.
Pela segunda vez, a cidade de Uberlândia foi escolhida para participar do “WCD”, sendo um dos 126 municípios do planeta que receberão o festival, considerado o maior evento colaborativo de criatividade. A ação conta com o incentivo e apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Uberlândia.
Para a Secretária Municipal de Cultura, Mônica Debs, a participação da cidade demonstra o seu próprio tamanho: “Uberlândia ser novamente uma das cidades selecionadas para este evento mundial demonstra o gigantismo e o brilhantismo do nosso povo. Sem criatividade, andamos para trás, mas, com ela, a sociedade caminha sempre em frente criando métodos e ideias que favorecem e melhoram o coletivo. Que a população participe, se aprimore e nos ajude a construir uma cidade cada vez mais singular e inovadora.”
Neste ano, o festival irá abordar a economia criativa no âmbito educacional e o desenvolvimento de novas habilidades para o futuro do trabalho. Serão quase 48 horas de imersão neste universo aprimorando habilidades e competências dos participantes, principalmente num momento de pandemia em que exige de toda sociedade novas aptidões e doses de equilibrismo para se manter e superar obstáculos. Os inspiradores foram selecionados através de projetos enviados que foram escolhidos devido a relevância para a sociedade.
Festival de Criatividade – Incentivo aos participantes
Para dar ferramentas e ajudar a desenvolver a capacidade dos participantes, mais de 32 escolas renomadas no Brasil e no mundo distribuirão 112.745 bolsas de estudo de até 100% de desconto durante o evento. A líder local de Uberlândia, Viviane Lemes, comemora a grandiosidade do evento que selecionou 27 inspiradores na cidade que prometem inspirar milhares de pessoas: “Se você já percebeu que o mundo está mudando e está precisando de inspiração para se adaptar aos novos desafios, o Festival World Criativity Day é para você! Quando nenhuma atividade interessa, quando nenhuma comida agrada, quando o que se tem não é o que se quer, somos provocados a inventar e a desejar o novo. E, no meio das nossas tentativas de vencer nosso próprio tédio, nos permitimos descobrir e usar novas ferramentas. O Dia Mundial da Criatividade propõe um despertar para a criatividade e reflexão sobre as novas habilidades e competências que os novos tempos nos exigirão.”
Como participar
Nos dias 21 e 22 de abril, através do canal Youtube do World Creativity Channele aplicativo “Dia da Criatividade” para smartphones (necessário fazer a inscrição para as atividades). O formato de participação será totalmente digital, gratuito e remoto, com a opção de uma das modalidades: Play (Vídeos gravados de até 30 minutos) e Live (ao vivo) de até 30 minutos. A programação pode ser conferida nas redes sociais do evento ou através do site (clique aqui).
Dia Mundial da Criatividade
Nesta quarta-feira, 21, celebra-se o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Dois elementos extremamente importantes para qualquer empresa, especialmente em um contexto onde há uma concorrência crescente e clientes cada vez mais exigentes, além da demanda constante pela adoção de novas tecnologias e automação dos processos. É por meio dessas capacidades que as organizações ampliam conhecimentos e desenvolvem diferenciais competitivos, que possibilitam lançar produtos e serviços, conquistar novos clientes, chegar a mercados diversos, entre outros aspectos. Consequentemente, conseguem aumentar o valor da sua marca e a sua lucratividade.
Quem quer ser criativo e inovar precisa reunir, principalmente, abertura mental, flexibilidade, adaptação, resiliência e maturidade emocional, pois modificar aquilo que se faz constantemente não é simples nem fácil. Na teoria, funciona muito bem, porém, na prática, costuma causar incômodos. No entanto, quando a tarefa de sempre promover mudanças torna-se uma rotina, o processo fica mais leve e eficiente. É muito importante que o profissional esteja atento a todos esses aspectos, pois aqueles que não inovam estão fadados ao fracasso.
No mundo atual – volátil, incerto, complexo e ambíguo –, a única certeza é de que tudo se move e se redireciona o tempo todo. Por isso, ele deve, frequentemente, expandir o conhecimento teórico naquilo em que trabalha e desenvolver as best practices, a fim de garantir embasamento para a promover renovações.