Autores mirins – A importância do protagonismo para a formação de futuros escritores

Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar. – Rubem Alves

A literatura infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

A literatura não apenas estimula a imaginação e a criatividade, mas também ajuda a desenvolver habilidades linguísticas e a compreensão do mundo ao seu redor. A escritora e especialista em literatura infantil, Ana Maria Machado, ressalta: “A leitura na infância é uma fonte inesgotável de aprendizado e prazer, capaz de formar cidadãos mais críticos e empáticos.”

Através das histórias, as crianças são apresentadas a diferentes culturas, valores e perspectivas, o que contribui significativamente para sua formação integral. A escola pode ser um berço para o despertar para a leitura e escrita dos pequenos. Ao desenvolver projetos que incentivam as crianças a escreverem suas próprias obras literárias, as escolas desempenham um papel crucial no desenvolvimento do repertório criativo e linguístico dos seus estudantes.

Ao engajá-las em atividades de escrita criativa, os docentes promovem o desenvolvimento do domínio da linguagem, da expressão de ideias e da capacidade de contar histórias. Além disso, tais projetos colocam as crianças no centro do processo de aprendizagem, permitindo que assumam o protagonismo tão importante para a formação integral delas.

Atividades como feiras do livro não só fortalecem a autoconfiança e a autonomia dos alunos, mas também enriquecem o ambiente escolar com uma diversidade de vozes e perspectivas. Em atividades como essa, nada melhor que trazer para perto da comunidade escolar escritores reais.

O contato das crianças com escritores é de extrema importância para incentivar ainda mais a escrita e a leitura. Quando os leitores têm a oportunidade de conhecer autores, ouvir suas histórias, eles se sentem inspirados e motivados a explorar suas próprias habilidades literárias. Esse encontro permite que as crianças vejam a escrita como uma atividade acessível e realizável, desmistificando o trabalho do escritor. Os escritores podem compartilhar dicas valiosas, experiências pessoais e uma paixão contagiante pela literatura, cultivando um amor duradouro pela leitura e pela criação literária.

Na Literarte que aconteceu na última semana no Colégio Batista em Uberlândia, as crianças e suas famílias tiveram um lindo encontro com a autora de livros infantis e Mulher Soberana 2024, Karol Cordeiro, que inspirou a todos com sua História de vida e suas histórias impressas nos livros.

Confira a galeria de fotos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *