Com o tema ‘Evolução”, o Prêmio Band Cidades Excelentes deste ano analisou o desempenho dentro de 72 indicadores entre 2021 e 2024; município concorreu entre as cidades mineiras com mais de 100 mil habitantes, ficando à frente, inclusive, de Belo Horizonte na disputa geral e também foi finalista em três categorias
Pelo segundo ano consecutivo, Uberlândia é a primeira cidade de Minas na categoria principal IGMA Geral, do Prêmio Band Cidades Excelentes, entre os municípios com população acima de 100 mil habitantes. O prefeito Odelmo Leão recebeu a distinção, na noite desta quarta-feira (19/06), durante a cerimônia da edição 2024, realizada em Belo Horizonte.
Com o resultado, o município está classificado para a etapa nacional, cuja final está prevista para julho. A cidade também foi uma das três finalistas do prêmio, organizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, nas categorias “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública” e “Sustentabilidade”.
Com o tema “Evolução”, a edição desse ano do Prêmio Band Cidades Excelentes avaliou como os municípios mineiros evoluíram em 72 indicadores entre 2021 e 2024. Os indicadores compõem o Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) e foram analisados em seis pilares, sendo eles, “Educação”, “Saúde e Bem-estar”, “Infraestrutura e Mobilidade”, “Sustentabilidade”, “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” e “Governança, Eficiência fiscal e Transparência”.
Em 2022, Uberlândia ficou em segundo lugar na categoria geral, com população acima de 100 mil habitantes, atrás apenas da capital mineira. No ano seguinte, superou Belo Horizonte e foi classificada como a melhor gestão municipal, com destaque para o pilar “Sustentabilidade” (no qual foi vencedor) e para os pilares “Governança, Eficiência fiscal e Transparência”, “Saúde e Bem-estar” e “Infraestrutura e Mobilidade” (nos quais foi finalista). Ainda em 2023, a cidade também conquistou a premiação de excelente gestão do Brasil na etapa nacional entre aquelas com mais de 500 mil habitantes.