A anorexia e a bulimia podem danificar os dentes de diversas maneiras
Os distúrbios alimentares incluem anorexia nervosa, bulimia e compulsão alimentar. Todos esses três distúrbios têm efeito negativo na boca. Pessoas com anorexia têm medo de ganhar peso ou engordar, mesmo quando estão muito abaixo do peso.
Um indivíduo com bulimia entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar. Os ácidos estomacais durante o vômito passam pela boca e podem desgastar o esmalte do dente, causando cáries, descoloração e até a perda do dente.
Como os dentes ficam com uma aparência gasta e amarelada, o dentista pode ser o primeiro a notar os sinais deste distúrbio alimentar. A odontologia cosmética pode ajudar a corrigir o esmalte danificado dos dentes.
Na anorexia, a quase inanição priva o organismo dos nutrientes de que necessita. Pode-se desenvolver uma osteoporose com um enfraquecimento dos ossos maxilares que suportam os dentes podendo-se chegar até a perda do elemento dentário.
Em ambos os casos, é essencial que se trate as causas subjacentes que levam à anorexia e à bulimia, bem como que se trate as complicações dentárias delas resultantes. Embora o dentista possa reparar o esmalte danificado dos dentes, ele não poderá tratar o distúrbio alimentar real.
Todos esses distúrbios alimentares têm efeitos negativos em seu corpo. A deficiência de vitaminas, minerais e nutrientes associada a esses distúrbios pode causar problemas no organismo fazendo-o não funcionar corretamente. Possíveis problemas de saúde incluem:
- Perda de peso
- Queda de cabelos
- Baixa temperatura corporal
- Ausência ou irregularidade do ciclo menstrual
- Problemas cardíacos, insuficiência renal e possível morte
Os efeitos negativos da deficiência de vitaminas e nutrientes também são refletidos na boca. Além disso, para os que induzem o vômito, os ácidos estomacais causam danos aos dentes.
Pessoas que sofrem de distúrbios alimentares frequentemente procuram o dentista em consequência de problemas que elas identificam em sua boca e dentes. O dentista é qualificado para identificar sinais bucais de distúrbios alimentares graves. Eles orientam o paciente em relação aos danos bucais e corporais e recomendam o tratamento por um profissional de saúde mental.
Enquanto isso, eles ajudam a aliviar os problemas bucais e dentários do paciente. Por exemplo, aqueles que têm o hábito de provocar o próprio vômito são advertidos a não escovar os dentes imediatamente após vomitar, pois os efeitos prejudiciais dos ácidos estomacais sobre os dentes tenderá a piorar. Portanto, o paciente deve esperar cerca de meia hora para escová-los e utilizar creme dental neutro como bicarbonato de sódio.
A maneira pela qual os distúrbios alimentares afetam a boca é secundária ao dano que irá ocorrer no corpo. No entanto, procurar a ajuda de um especialista em saúde mental muitas vezes é difícil por causa da vergonha e culpa associadas a esses distúrbios. Pacientes que procuram tratamento de um dentista em função de danos e sensibilidade nos dentes, serão avaliados não só por questões bucais, mas por problemas com o seu bem-estar em geral. Este pode ser o primeiro passo necessário para a obtenção de ajuda.
Casa você tenha – ou suspeite ter – algum distúrbio alimentar consulte seu médico.
Fonte: Vlog Colgate