Ética, credibilidade e relacionamento
A medicina e outras profissões de saúde são fundamentais para uma função social de promover a saúde e qualidade de vida para os pacientes, mas em meio à grande competitividade e fake news, também demandam uma abordagem cada vez mais estratégica para atrair clientes e manter uma reputação sólida.
Estratégias de marketing específicas para médicos e profissionais da saúde são essenciais, proporcionando uma plataforma para a comunicação, educação e construção de relacionamentos com pacientes. No entanto, diferentemente de muitos outros setores, o marketing na área de saúde deve ser conduzido com um especial cuidado, principalmente com foco na lisura das informações e ética profissional, afinal, trata-se da saúde humana em última instância.
A construção de uma marca pessoal forte é a pedra basilar das estratégias de marketing para profissionais da saúde. Isso envolve a definição clara de valores, princípios éticos e uma missão. A consistência na comunicação, tanto online quanto offline, é essencial para estabelecer uma imagem confiável e reconhecível, ambas características fundamentais para a prática médica, o que nos leva a outra etapa importante do marketing médico: A geração de conteúdo.
A criação e distribuição de conteúdo de qualidade são muito importantes para a construção da credibilidade profissional. Médicos podem educar, informar e engajar pacientes por meio de artigos, vídeos e lives informativas, demonstrando não só expertise, mas também fortalecendo a relação de confiança com o público para além de momentos de doença, mas também para prevenção, tirar dúvidas e dar conselhos profissionais.
Nessa área específica, a relação entre o profissional e o paciente é de extrema importância pois é ela que fará o cliente recorrer a um médico e não a outro, fazendo com que ele seja a referência tanto em profissionalismo, quanto em familiaridade, transmitir e gerar esses sentimentos é um trabalho da estratégia de marketing, principalmente a longo prazo.
O marketing, quando voltado para médicos e profissionais da saúde, diverge um pouco da visão tradicional de venda de produtos ou serviços, a abordagem volta-se ao cultivo de uma relação próxima entre médico e paciente, uma relação de confiança, e esse é o grande diferencial que uma estratégia de marketing bem aplicada traz ao profissional.
Por: Jennifer de Paula