Tipos de Ansiedade

Imagem: Site Dr. Dráuzio Varella

Um pouco de ansiedade é normal e nos protege, nos prepara para agir diante de situações que nosso organismo interpreta como ameaçadoras. Mas em excesso, pode se tornar um transtorno, que atrapalha muito a vida da pessoa.

Entre os transtornos de ansiedade mais comuns estão:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): é uma tendência em se preocupar continuamente com um monte de coisas. Os pensamentos se voltam para a imaginação de todas as possíveis consequências negativas e catastróficas e maneiras de impedi-las. Muitas vezes acompanhado de sintomas físicos como estresse, insônia, dores musculares, dores de estômago, dores de cabeça, entre outros.
  • Transtorno do Pânico: é o medo de suas próprias reações fisiológicas e psicológicas a um estímulo, em essência, medo de ter uma crise, um ataque de pânico. Quaisquer sintomas como respiração alterada ou batimentos cardíacos acelerados, vertigens, suor excessivo, tremores, são vistos como sinais de colapso iminente, insanidade ou morte. A evitação que costuma acompanhar as situações que podem acionar essas reações é conhecida como agorafobia.
  • Fobia Específica: é o medo de um estímulo ou situação específica: aviões, elevadores, água, certos animais, sangue, dirigir etc. As pessoas ficam muito ansiosas quando colocadas em situações com esses estímulos aversivos e evitam ao máximo a exposição a esses estímulos.
  • Transtorno de Ansiedade Social (TAS): também chamada de fobia social, é o medo de se expor em situações sociais, apresentações, festas, eventos, encontros, comer em público ou simplesmente encontrar pessoas.

Imagem: https://hospitalsantamonica.com.br/saude-mental/ansiedade/

 

Este texto tem como referência o livro “Livre de Ansiedade” de Robert Leahy, publicado pela Editora Artmed em 2011).

 

Kátia Beal

Psicóloga – CRP 04/36616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *