Momento abordou ainda sobre o caminho da especialização para profissionais do Direito no Agronegócio
A terceira noite da Jornada Jurídica promovida pela Faculdade Anhanguera de Uberlândia (MG), trouxe como tema “Agronegócio e Direito – Tecnologia e Segurança Jurídica”. Para tanto dois grandes nomes do setor foram convidados a participar do debate: Thiago Silveira, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e Marcus Reis, advogado e Membro da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB Nacional. A mediação foi da coordenadora do curso de Direito Juliana Mendonça de Melo Franco Rocha.
Com um papel predominante na economia brasileira, o agronegócio contribui para o superávit da balança comercial, geração de empregos, desenvolvimento social, entre outros. Mas para manter seu crescimento, é necessário segurança jurídica para que sua cadeia de negócios possa atuar de forma competitiva.
Em sua fala, Marcus Reis disse que o agronegócio alavanca o Brasil já que 27,8% do PIB nacional é oriundo do setor. “O agronegócio funciona com alta tecnologia e uma cadeia super complexa por isso precisa ter confiança nas relações jurídico comerciais. São elos de uma longa, grande e forte corrente e sem segurança jurídica toda a cadeia fica fragilizada”, explicou.
O profissional abordou ainda sobre o caminho da especialização para profissionais do Direito no Agronegócio e como eles devem trilhar para efetivamente galgar lugares melhores no mercado de trabalho. “Eu agradeço muito o convite da Faculdade Anhanguera por ter a oportunidade de colaborar na formação desses alunos e orientá-los de que forma eles podem entrar nesse mercado tão competitivo com maiores chances. Conhecimento nunca é demais e será o combustível da transformação de todo o arcabouço jurídico de cinco anos estudados”, disse.
“A proposta da jornada é justamente essa preparar todos os alunos nas mais diversas áreas. A visão holística é necessária para descobrir as possibilidades de atuação. Ouvir pessoas de sucesso, suas experiências e os caminhos que galgaram para que hoje tenham papeis de destaque na sociedade e em suas áreas de atuação, é enriquecedor e importante”, comentou Juliana Rocha.
A iniciativa da Faculdade é fundamental por contribuir na formação de profissionais que em breve estarão no mercado, com troca de experiências e conhecimentos entre as partes. “Eu mostrei um pouco do lado do Produtor Rural e o quanto a segurança jurídica contribui para o sucesso dos negócios e as possibilidades que o direito traz na estruturação do setor agrário”, contou Thiago Silveira.
Confira as próximas agendas da Jornada Jurídica
18/05 – Quinta-feira
19h – Segurança pública e o combate à corrupção
Mediação: Prof. Me. Juliana Mendonça de Melo Franco Rocha
» Coronel Fernando Marcos dos Reis | Polícia Militar
Comando da 9ª RPM/PMMG
» Dr. Marcus Vinícius Ribeiro Cunha | Ministério Público
GAECO/MPMG
» Delegado Daniel Azevedo Batista | Polícia Civil
Polícia Civil de Minas Gerais
Apresentação especial: Banda da Polícia Militar de Uberlândia