Habilidades de uma síndica profissional
Sou síndica profissional há quase duas décadas e hoje entendo por força das experiências profissionais e interpessoais que acumulei nesse tempo, que uma das principais vantagens de contratar um síndico profissional é dispor de uma pessoa com conhecimento técnico de rotinas operacionais, administrativas, financeiras, legais e interpessoais.
Apesar de isso ser muito importante, acredito que a imparcialidade nas decisões cotidianas de um condomínio – pela ausência de vínculo pessoal ou social com condôminos – é a principal vantagem de se poder contar com esses profissionais, pois evita desgastes entre pessoas que podem morar décadas dividindo os mesmos espaços comuns ou sendo vizinhos.
Além disso, a transparência na prestação de contas e a tecnicidade na gestão do dia a dia do condomínio são diferenciais para os quais estou sempre atenta.
Na minha prática, a combinação desses três pilares tem por objetivo mais importante e evidente oferecer condições para que a relação entre os condôminos possa ser pautada pelo respeito mútuo e pela harmonia social.
Além disso, vejo como habilidades importantes no meu trabalho como síndica profissional: comunicação amigável e objetiva com moradores, funcionários e prestadores de serviço; alta capacidade de gerenciar crises e conflitos; organização impecável de tarefas e documentos; interesse contínuo no bem-estar dos condôminos; afinidade com áreas técnicas afins; e busca incessante por estar atualizada profissionalmente.
Enfim, ser síndica profissional é oferecer sua competência para melhorar a qualidade de vida de pessoas, de famílias e de uma comunidade, que, como quaisquer outras, terá mais bem-estar, quanto menos pensar nos desafios cotidianos para que essa condição exista e perdure. Esse é meu trabalho.