CARNAVAL SP: A história de Yasuke dá o título paulista para a Mocidade Alegre

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre é a campeã do Grupo Especial de São Paulo de 2023 em apuração realizada na tarde desta terça-feira (21).

A Mocidade Alegre uniu Brasil, Japão e Moçambique em seu desfile. A escola foi a quinta a se apresentar no segundo dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo, na madrugada deste domingo (19).

O enredo contou a história de Yasuke, considerado o primeiro samurai negro do mundo. Ele chegou em 1579 ao Japão, escravizado pelos jesuítas portugueses no Oriente, e virou um herói cultuado até hoje pela cultura japonesa.

A escola do bairro do Limão, na zona norte da cidade fez uma relação da saga de Yasuke com a luta dos jovens negros no Brasil atualmente.

Os ex-BBBs João Luiz, Linn da Quebrada e Thelma Assis participaram do desfile da Mocidade Alegre. Thelma foi destaque de chão como uma sacerdotisa banto. João e Thelma subiram no carro que homenageou os guerreiros negros da vida real no Brasil.

A escola teve 1,8 mil componentes, divididos em 16 alas e 4 alegorias. A Mocidade Alegre é a maior campeã da história do Grupo Especial de São Paulo, com dez vitórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *