Damas de honra, uma tradição de anos nos casamentos, eu mesma quando criança sempre era daminha, quem nunca? Hoje podemos perceber que essa tradição de garotinhas sendo damas já mudou, na verdade algumas noivas preferem dar essa função há alguma amiga ou pessoa da família. Mesmo sendo mais velha, ela será simbolizada da mesma forma como alguém que protege os noivos, seu “anjinho da guarda”. Aqui no Brasil esse costume não é tão comum, mas no estrangeiro é bem recorrente a participação de uma demoiselle.
Em sua origem francesa, demoiselle significa “moça” ou “donzela”, o nome é usado para designar as damas de honra, adolescentes ou adultas, que possuem a média de idade parecida com a da noiva.
Essa função não é apenas esperar para aparecer no dia da cerimônia, as convidadas de honra normalmente ajudam a noiva em todos os preparativos do casamento e têm um papel até maior do que o das madrinhas. Elas participam da prova do vestido, organizam os eventos pré-casório, como o chá de panela, chá de lingerie, despedida de solteira e mais. No grande dia, ela é o verdadeiro ombro amigo da noiva e fica de olho em cada detalhe.
Um filme que amo e que mostra muito bem o desempenho desse papel de demoiselle é o, “Vestida para casar”, a personagem casamenteira vai a 27 casamentos como demoiselle e no grande dia dela todas as damas estão lá, cada uma com vestido escolhido no dia do casamento, e essa tendência veio para ficar.
Qual é o melhor look para a demoiselle?
As suas produções são impecáveis, sempre pautadas pelo mesmo design ou tonalidade. Há ainda, a opção de apostar em vestimentas que sejam diferentes, mas que apresentem detalhes capazes de combinar entre si, como uma forma de diferenciar as damas de honra e ainda assim mantê-las em perfeita harmonia.
Nessa composição existe um detalhe essencial e que não pode ficar de fora, o buquê. Tal arranjo pode surgir no seu formato tradicional, como também em modelo de “cesto”, garantindo assim um visual diferente e bastante original.
Na escolha da cor você precisará escolher com atenção as tonalidades dos vestidos das suas demoiselles, aqui a recomendação é ter em mente que essa paleta de cores deverá ser diferente daquela utilizada pelas madrinhas, mas de uma maneira que as duas consigam conversar bem entre si. Escolha tonalidades que tenham a ver com o estilo de decoração da festa, caso as cores dos vestidos sejam muito chamativas, aposte em modelos mais simples e discretos, se possível esteja sempre ligada nas tendências do setor, é uma forma prática de se inspirar e alcançar um resultado único.
O que achou da tendência da demoiselle? Acredita que essa febre também poderá pintar no seu casamento?