Considerado pelo varejo como o “Natal do primeiro semestre”, o Dia das Mães deve aquecer as vendas pelos próximos dias.
A CDL Uberlândia realizou em abril, uma enquete entre os seus seguidores, a fim de identificar as expectativas de compra para o Dia das Mães, que acontece no próximo dia 08. De acordo com os dados fornecidos pelos usuários, 88% dos consumidores locais pretendem presentear na data. O valor médio do presente será de até R$100, segundo 61% dos entrevistados e acima de R$100 para 39% dos respondentes.
As empresas apostam forte neste período em função da quantidade de presentes adquiridos, já que um único cliente pode presentear a mãe, a sogra, a esposa, entre outras mulheres importantes do seu ciclo de convivência. A pesquisa revela, entretanto, que este ano, a maioria dos compradores deve presentear apenas 1 pessoa (65%).
Entre os itens mais procurados estão: roupas, calçados e acessórios (55%), flores, cestas ou restaurantes (24%), perfumaria e cosméticos (18%), eletrônicos e eletrodomésticos (3%). 82% dos consumidores optaram pela experiência da compra na loja físicas e 18% preferem a praticidade das compras online. As perspectivas locais acompanham a tendência nacional. É o que aponta a pesquisa realizada em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
79% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período. Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 127,2 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 28,16 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.
O cenário econômico do país e a alta da inflação preocupam os consumidores: 80% consideram que os preços dos produtos estão mais caros este ano, se comparado com 2021.
Em comparação com o ano passado, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 28% comprar mais e 17% comprar menos. Em relação aos gastos, 33% esperam gastar mais este ano, principalmente para comprar um presente melhor (41%), porque os produtos estão mais caros (40%) e porque vão comprar mais presentes (25%). Por outro lado, 23% pretendem gastar menos, sobretudo porque o cenário econômico está pior que no ano passado (31%), devido ao orçamento apertado (28%) e para economizar (20%).
Consumidor vai desembolsar R$ 221 com presentes
A pesquisa ainda revela que no Dia das Mães deste ano, os produtos campeões de venda devem ser as roupas, calçados ou acessórios (44%), perfumes (37%), chocolates (23%) e cosméticos (23%).
Apenas 34% dos consumidores utilizarão o cartão de crédito parcelado para comprar os presentes das mães
Em média, cada cliente deve adquirir dois presentes e as principais presenteadas serão a mãe (76%), a esposa (19%) e a sogra (18%). 25% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51 a R$ 200 com os presentes.
Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 221,42. Entre os entrevistados, 43% planejam comemorar na casa da mãe, 29% em sua própria casa e 11% vão almoçar fora (com aumento de 8 pontos percentuais frente a 2021).
As lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos brasileiros, 75% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes fisicamente sobretudo nos shopping centers (31%) e em lojas de rua (24%).
A internet aparece como local de compra de 44% dos consumidores, uma redução de 13 pontos percentuais em relação ao ano passado, principalmente nos sites e lojas virtuais (36%). Considerando os que devem fazer compras em sites/lojas online, os mais citados são os sites de varejistas nacionais (58%), varejistas internacionais (43%) e de lojas de cosméticos (36%).
Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (42%), a qualidade dos produtos (36%) e as promoções (32%).
Pagamento à vista será o mais utilizado
O consumidor está atento aos preços e a grande maioria (81%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, principalmente em sites/aplicativos (71%), nas redes sociais (41%) e nos shoppings (40%). E os sites e aplicativos mais utilizados para pesquisar preços são os de lojas varejistas (72%), os buscadores (65%) e os de comparação de preços (36%).
As principais formas de pagamento serão o cartão de crédito parcelado (34%), dinheiro (29%, com queda de 11 pontos percentuais em comparação com o ano passado) e PIX (26%, com aumento de 10 pontos percentuais frente a 2021).
O aumento dos meios de pagamento a vista pode ser um alerta, já que dos consumidores que vão as compras 37% estão com contas atrasadas, destes 68% estão com o nome negativado atualmente, sendo que 11% reconhecem que podem deixar de pagar alguma conta para ir às compras neste Dia das Mães.