O Cineteatro Nininha Rocha, situado no Centro Municipal de Cultura, ficou em festa nesta tarde de segunda-feira (21) com o lançamento da exposição ‘Mulheres Brilhantes’. O evento encerrou, com celebração, a programação especial do mês da Mulher, organizada pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Além da mostra Mulheres Brilhantes, o encontro contou com apresentação de música clássica “Duo de flauta e piano”, dos musicistas Jean Ribeiro, Gabriel Rimoldi e Maria Célia. Houve também a exibição de materiais audiovisuais homenageando as mulheres selecionadas, roda de conversa entre as participantes e finalização do encontro com o coffee break.
O evento contou com a presença das homenageadas e de vários convidados que foram recepcionados pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, e sua equipe. “Esse é um evento gracioso em que enaltecemos o engajamento feminino no setor cultural. A sociedade precisa apreciar e reconhecer, ainda mais, as grandes pérolas que temos em Uberlândia e que, de diversas formas, fazem muito pela nossa arte e cultura. Na mostra estão 26 mulheres admiráveis que estão representando figuras femininas como artesãs, cantoras, atrizes, desenhistas, pintoras, escritoras e tantas outras que enriquecem e dão orgulho à nossa cidade”, pontuou Mônica Debs.
Exposição Mulheres Brilhantes
A mostra trouxe, por meio da fotografia, a história de 26 mulheres selecionadas pela pasta, que se destacam no incentivo e atuação na produção e difusão cultural do município e região. Para Ivone Assis, escritora e uma das mulheres homenageadas, o evento evidencia o trabalho da mulher em Uberlândia. “Estou encantada com tudo isso. A exposição está maravilhosa. Ser homenageada e reencontrar com grandes mulheres aqui, é um momento de muita alegria. São profissionais impecáveis que estão representando lindamente todas as outras que não estão aqui, mas que carregam a mesma importância. A celebração, de fato, está digna de aplausos”, celebrou a escritora.
Lista de homenageadas:
Ana Paula Junqueira (Política)
Antônia Aparecida Rosa (Congado – Tradição de Cultura Popular)
Clarita Claupério (Dança)
Darli De Oliveira (Tecelagem – Artista Plástica)
Debora Costa (Grafiteira)
Denise Afonso (Estilista de Moda)
Elizabeth Brito (Dança)
Fabiana França (Dança Flamenca)
Fernanda Kohl (Florista – Empresária)
Guiomar Boaventura (Ballet)
Itamara Almeida (Religiosidade – Religiões Matriz Africana)
Ivone Gomes de Assis (Editora e Escritora)
Katia Bizinotto Macedo Dos Reis (Atriz)
Lêda Gonzaga (Escritora)
Malu Alves (Dança)
Mari Simões (Cantora – MPB)
Maria Célia Vieira (Música – Projeto In Encanthus)
Marildes Fernandes (Dança e Música)
Mestre Miúda (Capoeirista)
Mônica Cunha (Jornalismo e Escritora)
Nubia Mara Da Mota Passos (Jornalista)
Renata Oliveira de Souza (Fotografia – Artes Plásticas)
Rosi Ferreira Campos (Escritora)
Tânia Costa (Jornalista e Apresentadora)
Tatiane Oliveira (Música)
Zeiza Dojo (3º Setor- Luta Pelo Direito Dos Autistas