No auge do verão, médica dermatologista explica como manter o bronzeado desejado depois da temporada na praia e piscina
Depois de enfrentarmos um início de estação nublado e com muitas chuvas, o sol voltou a iluminar os nossos dias de verão. E é claro que para ajudar a nos refrescar diante as altas temperaturas, nada melhor que desfrutarmos de uma boa piscina e da água do mar, como também utilizar os raios solares para mantermos a vivacidade da pele, sempre de maneira segura e saudável, utilizando filtros solares.
Mas como voltar às atividades corriqueiras e permanecer com o tão sonhado bronzeado? Para isso, a médica dermatologista Fátima Tubini listou dicas essenciais para preservar a saúde da pele e assim manter a cor do verão.
1 – Invista em hidratantes corporais
“Quando se expomos ao sol a pele tende a ficar mais ressecada e o exagero pode levar ao seu descascamento, assim tornando essencial o uso de um bom hidratante”, afirma a médica certificada pela Sociedade Brasileira de Dermatologista. A loção deve ser aplicada logo após o banho de sol e antes de dormir. Cremes à base de aloe e vera costumam potencializar ainda mais a hidratação.
2 – Evite banhos quentes
Segundo Fátima, banhos em altas temperaturas tendem a eliminar a proteção lipídica natural da pele, como também agridem e desidratam o órgão, promovendo um desbotamento ainda mais rápido. Banhos frios costumam acalmar e refrescar a pele. Também deve-se evitar o uso de buchas.
3 – Beba água
A dermatologista ressalta que é extremamente necessário manter a hidratação de dentro para fora, ajudando a revitalizar a beleza da pele. “Muita gente ainda esquece desse cuidado primordial, que vai além de um bronzeado. É necessário que no mínimo se consuma dois litros de água por dia, mas a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa e, por isso, consultar um médico é imporante”
4 – Coma frutas que contém polifenóis
O polifenol é uma substância que atua como antioxidante e pode ser encontrada em diversas frutas e verduras. “Eles possuem uma ação anticarcinogênica, ajudando na proteção UV e são encontrados em uvas, maçãs e frutas vermelhas”, afirma a dermatologista.
5 – Consuma alimentos que contém betacaroteno
Essa substância é presente como pigmento em diversos tipos de alimentos. Segundo Tubini, o mamão, a batata doce e os brócolis, estão entre aqueles que ajudam a estimular a produção de melanina, o pigmento natural da pele.
6 – Esfolie a pele
A esfoliação ajuda no processo de remoção das células mortas, assim se tornando uma aliada antes do banho de sol. “Manter a pele preparada é um benefício ao bronzeado, porém se é desejado manter a cor, o procedimento não deve ser realizado após se adquirir o bronze, pois pode fazer com que a cor desbote mais rápido”, completa a médica.
Fátima Tubini também associa o uso de água termal após o banho de mar ou piscina, tanto no rosto como também no cabelo, para manter a hidratação. A dermatologista ressalta que é inviável a realização de procedimentos estéticos a laser enquanto a pele estiver bronzeada, já que se forem feitos neste período existem grandes a chances de causar manchas na pele.