Apostar em uma alimentação saudável principalmente no verão deve ser um dos cuidados principais da população
O ideal é apostar em uma alimentação mais leve e de fácil digestão. Os aumentos mais recomendados para essa época são aqueles que hidratam mais o corpo, como os chás, sucos de fruta natural e sem açúcar, comer frutas como melancia e abacaxi porque com o calor a transpiração aumenta e a tendência é desidratar e perder sais minerais que poderão ser repostos com o consumo de frutas, explica a nutricionista Marclênia Ramos.
Considerando as refeições como almoço e jantar devemos optar pelas saladas e carnes magras como peixe e filé de frango na sua forma grelhada. Já nos lanches procurar incluir os carboidratos integrais, frutas e bebidas leves.
Outras dicas importantes são: reduzir o consumo de sal e não preparar as refeições com temperos industrializados prontos para evitar a retenção de líquidos e inchaço e aumento da pressão arterial; beber muita água e fazer trocas saudáveis como por exemplo evitar os alimentos gordurosos e frituras e preferir as gorduras saudáveis como as encontradas no abacate, coco, ovos, castanhas, linhaça e chia.
Dica de suco refrescante e sem açúcar:
- 1 cenoura;
- 3 laranjas;
- 300ml de água de coco;
- 1 folha de couve;
- Bater tudo no liquidificador, não precisa coar;
- Sirva com gelo a gosto;