
Jornalista venceu na categoria “Literatura e Divulgação da Língua Portuguesa Ano 2025” durante a 9ª Gala As Notícias / RadioTV Lusa
O jornalista e escritor Ígor Lopes foi homenageado na 9ª Gala As Notícias / RadioTV Lusa, realizada no dia 6 de fevereiro, no Restaurante Lusitânia, em Londres. Ele venceu na categoria “Literatura e Divulgação da Língua Portuguesa Ano 2025”, reconhecimento que destaca sua trajetória na promoção da língua portuguesa e na conexão entre Portugal, Brasil, União Europeia e Mercosul.
A cerimônia, transmitida por livestream internacional, reuniu autoridades diplomáticas, empresários, lideranças associativas e membros da comunidade portuguesa e lusófona no Reino Unido. O troféu entregue ao jornalista tem o formato de uma guitarra portuguesa — símbolo que o levou a dedicar o prêmio à fadista Maria Alcina, natural de Castro Daire, em Portugal, e radicada no Rio de Janeiro há mais de 70 anos. A artista faleceu recentemente após décadas dedicadas à promoção da cultura portuguesa na América do Sul.
“É um orgulho poder conquistar este prêmio, tendo ao meu lado, como concorrente, o competente Círculo de Leitura em Português de Manchester”, afirmou Ígor Lopes. O jornalista ressaltou ainda que dedicou a conquista à amiga Maria Alcina, de quem é biógrafo, destacando seu “esforço, dedicação, carisma e talento” na valorização da cultura portuguesa.

Segundo a organização, a Gala foi criada com o objetivo de projetar e reconhecer o trabalho de excelência dos portugueses residentes no Reino Unido. Anualmente, centenas de trajetórias são indicadas pela própria comunidade, passando por processo de verificação e certificação.
A edição deste ano contou com 30 indicações e 16 premiações, distribuídas em quatro blocos, além de apresentações musicais das artistas Sofia Escobar, Inês Fernandez e Madalena Alberto. Entre as autoridades presentes estavam o Embaixador de Portugal no Reino Unido, Nuno Brito; a Cônsul-Geral Ana e Brito Maneira; o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa; e o deputado José Dias Fernandes.
Ao longo das edições anteriores, a Gala já homenageou personalidades como António Horta-Osório, Paula Rego e Mônica Ferro, consolidando-se como um dos principais eventos de visibilidade da diáspora portuguesa no Reino Unido.

Quem é Ígor Lopes?
Nascido no Rio de Janeiro, filho de emigrantes portugueses com raízes em Trás-os-Montes e Alto Douro, Ígor Lopes construiu carreira entre Brasil e Portugal nas áreas do jornalismo, literatura e comunicação.
É CEO da Agência Incomparáveis, sediada no Rio de Janeiro, com atuação na América do Sul e do Norte, Europa, África e Ásia lusófona, além de Portugal continental e ilhas.
Ao longo da carreira, recebeu distinções em Portugal e no Brasil pelo trabalho nas áreas de migração, comunicação e promoção cultural. Integra diversas academias literárias e instituições históricas.
Atualmente, é vice-presidente da Associação Mais Lusofonia, diretor de Relações Internacionais da Sociedade de Excelência Luso-Brasileira, membro da direção da Casa do Brasil – Terras de Cabral e presidente da Assembleia Geral da Plataforma, entidade voltada à defesa da comunicação social da diáspora portuguesa.
Recentemente, passou a integrar a Comissão de Cidadãos de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas no âmbito do “Projeto Os 230”, na Assembleia da República portuguesa.
“O reconhecimento agora obtido em Londres reforça nosso trabalho de conexão entre comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e fortalece a língua portuguesa como eixo de identidade e cooperação internacional”, concluiu.
