Todas as mulheres com HPV terão câncer?

O HPV, ou papilomavírus humano, é uma das infecções virais mais comuns e pode afetar tanto homens quanto mulheres. Existem mais de 100 tipos diferentes de HPV, mas apenas alguns são responsáveis por causar problemas graves, como o câncer de colo de útero. Entretanto, é um MITO dizer que todas as mulheres com HPV terão câncer.

Na maior parte dos casos, o sistema imune elimina o vírus. No entanto, quando não eliminado, o HPV pode levar à formação de verrugas genitais e cânceres.

O HPV pode se tornar um problema quando a infecção é persistente por um tipo de alto risco. Essa persistência pode levar ao desenvolvimento de alterações celulares (displasia) em regiões genitais como colo do utero principalmente, que, se não tratadas, podem evoluir para câncer ao longo de anos (média de 10 anos). Lembrando que o câncer de colo uterino, portanto, é um tipo evitável de câncer.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o 4º câncer mais comum em mulheres globalmente, com alta mortalidade em países pobres, sendo quase totalmente prevenível por vacinação contra o HPV e rastreamento eficaz. Quando se descobrem as lesões precursoras do câncer de colo uterino, o tratamento é seguro e eficaz.

Lembre-se, você não está sozinha: o HPV é comum, tem acompanhamento e, com cuidado e informação, é possível viver com saúde, tranquilidade e esperança.

Dra Gisele Vissoci Marquini

CRM 34170   RQE 19701

Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia vaginal

fonte imagens: arquivo pessoal e Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *