
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que vive naturalmente no corpo humano, mas pode se multiplicar em excesso quando há desequilíbrio na flora intestinal ou vaginal.
Fatores como uso de antibióticos, estresse e baixa imunidade contribuem para o aparecimento dos sintomas, como coceira, corrimento e irritação.
O que muitas pessoas não sabem é que a alimentação tem um papel importante tanto na prevenção quanto no tratamento da candidíase.
Uma dieta equilibrada, com baixo consumo de açúcar, carboidratos refinados e alimentos ultraprocessados, ajuda a impedir a proliferação do fungo.
Alimentos ricos em fibras, probióticos (como iogurte natural e kefir) e vegetais frescos favorecem o equilíbrio da microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
Reduzir o álcool e aumentar a ingestão de água também são atitudes simples que contribuem para o controle da candidíase e a recuperação da saúde íntima.

Cuide de sua saúde íntima de forma interligada com sua alimentação. A chave para a cura de muitas enfermidades ginecológicas pode estar com você.
Dra. Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170 RQE 19701
Ginecologia/ Uroginecologia e Cirurgia vaginal
fonte imagens: google domínio público

