Putin critica “tigres de papel”, fala sobre mísseis Tomahawk e relações EUA-Rússia

Em discurso realizado nesta quinta-feira (2) durante o fórum Valdai, na Rússia, o presidente Vladimir Putin fez duras críticas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aos Estados Unidos, retomando a retórica de confronto em meio ao cenário de tensões geopolíticas.

Segundo a agência Reuters, Putin afirmou que países do Ocidente que buscam intimidar a Rússia “não passam de tigres de papel”, expressão usada para minimizar o poder dos adversários frente ao que considera a resiliência russa. Ele também comentou o uso de armamentos de longo alcance, citando especificamente os mísseis Tomahawk, como parte da disputa estratégica entre Moscou e Washington.

O líder russo declarou ainda que as relações entre Rússia e Estados Unidos atravessam um dos períodos mais tensos desde a Guerra Fria, ressaltando que o diálogo entre as duas potências permanece enfraquecido. Apesar disso, afirmou que a Rússia está preparada para defender seus interesses em qualquer cenário.

O discurso de Putin acontece em um momento de escalada diplomática, marcado por sanções econômicas, aumento de investimentos militares dos países da Otan e pelo prolongamento da guerra na Ucrânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *