EUA e China fecham acordo sobre o TikTok; operação será confirmada por Trump e Xi

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou nesta segunda-feira (15) que os EUA e a China chegaram a um acordo sobre a propriedade do TikTok no país. Segundo Bessent, a rede social chinesa será transferida para uma empresa controlada por americanos, mas a operação ainda precisa ser confirmada pelos presidentes Donald Trump e Xi Jinping em uma reunião prevista para sexta-feira.

Embora os detalhes comerciais do acordo não tenham sido divulgados, Bessent ressaltou que os termos já foram acordados entre as partes privadas envolvidas. Ele destacou que a intervenção direta dos presidentes foi fundamental para o avanço das negociações, mencionando a “grande consideração” entre Trump e Xi como um fator facilitador.

Antes do anúncio oficial, Trump comentou em suas redes sociais que o acordo “encantaria” os jovens americanos, sugerindo que a operação atenderia aos interesses desse público. O presidente dos EUA havia estabelecido até 17 de setembro como prazo para que a matriz chinesa do TikTok, ByteDance, vendesse sua filial americana, temendo que o governo de Pequim tivesse acesso a dados de milhões de cidadãos dos EUA.

Além do acordo sobre o TikTok, Bessent e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, informaram que as negociações para um novo pacto tarifário entre os dois países continuarão, com uma quinta rodada de conversas prevista para ocorrer dentro de um mês, em local ainda a ser determinado.

Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *