Hospital Mater Dei Santa Clara e Hospital Mater Dei Santa Genoveva implementam Cirurgia Robótica com a Plataforma Da Vinci

Aquisição da plataforma robótica e inauguração de centro de treinamento visam ampliar o acesso a procedimentos minimamente invasivos no Triângulo Mineiro e regiões vizinhas.

O Hospital Mater Dei Santa Clara e o Hospital Mater Dei Santa Genoveva, localizados em Uberlândia, anunciaram a aquisição da plataforma cirúrgica robótica Da Vinci, visando expandir o acesso a procedimentos menos invasivos e reduzir a necessidade de deslocamento de pacientes para grandes centros urbanos. A iniciativa integra a estratégia de modernização dos serviços de saúde na região.

De acordo com Mariane Tarabal, diretora da Rede Mater Dei em Uberlândia, a adoção do do Da Vinci está alinhada às diretrizes institucionais dos hospitais, que priorizam pioneirismo, inovação tecnológica e aprimoramento da qualidade assistencial. “O uso dessa tecnologia vai melhorar a experiência do paciente e, também, consolidar a liderança da Rede Mater Dei em excelência na assistência à saúde em Uberlândia e região”, afirma.

“Nós acreditamos que a adoção de tecnologias de ponta, como a plataforma Da Vinci, vai permitir não apenas a realização de procedimentos cirúrgicos com maior precisão, mas também a promoção de melhores resultados clínicos, uma recuperação mais rápida para os pacientes e um melhor resultado para todos, que também é um dos valores da rede”, diz a diretora.

Benefícios para a Ginecologia
Na área de ginecologia, a Dra. Maria Cecília R. de Sá destacou as vantagens do uso da tecnologia robótica no tratamento da endometriose. Entre os benefícios apontados estão incisões menores, menor risco de complicações intraoperatórias e um tempo reduzido de internação. “A plataforma possibilita movimentos precisos e uma visão ampliada de 360 graus, que colaboram para a preservação dos órgãos reprodutivos e reduzem intercorrências no pós-operatório”, explicou a cirurgiã ginecológica.

Parceria e capacitação em Urologia
Os médicos Dr. Leandro Alves de Oliveira, e Dr. Victor Hugo Borges Silva, ambos cirurgiões urológicos da Rede Mater Dei e co-fundadores do Instituto de Cirurgia Robótica do Triângulo (ICR.T), ressaltaram a importância da parceria com os hospitais. Segundo o Dr. Victor Hugo, a nova plataforma facilitará o acesso dos médicos da região a procedimentos avançados. “A chegada dessa plataforma robótica permitirá um acesso facilitado à tecnologia para todos os médicos cirurgiões da região, proporcionando os melhores tratamentos cirúrgicos existentes na atualidade.”

Além da implantação da tecnologia, os hospitais vão inaugurar um centro de treinamento em cirurgia robótica, o que viabilizará a capacitação contínua de profissionais locais e contribuirá para a modernização dos tratamentos cirúrgicos.

Detalhes do procedimento robótico
A cirurgia robótica, aplicada em diversas especialidades, como ginecologia, urologia, cirurgias digestivas, torácicas e cardíacas, apresenta vantagens em relação aos métodos convencionais. Entre os benefícios destacados estão:

Realização de intervenções com incisões menores;

Menor risco de sangramento e lesões de estruturas adjacentes;

Redução do tempo de internação e rápida retomada das atividades;

Precisão dos movimentos, que potencializa a segurança do procedimento.

A estratégia de investimento em tecnologia de ponta reflete o compromisso dos hospitais Mater Dei Santa Clara e Mater Dei Santa Genoveva com a qualidade assistencial e a inovação, ampliando o acesso a tratamentos avançados para a população da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *