Ao longo da sexta-feira, o prefeito eleito e diplomado de Uberlândia, engenheiro Paulo Sérgio Ferreira, continuou em suas redes sociais a divulgação de seus indicados para o secretariado municipal, diretores de fundações e autarquias que comporão seu primeiro escalão de 2025 à 2028 na Prefeitura.
Na quinta–feira, 19, foram divulgados os secretários de Governo, Comunicação, a nova secretaria de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal, Educação e Saúde.
Na sexta-feira, dia 20, foram revelados os titulares das pastas de Finanças, Planejamento Urbano, Serviços Urbanos, Gestão Estratégica, a de Infraestrutura Urbana (nova nomenclatura da Secretaria de Obras) e também o Diretor-Geral da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel).
São esperados até o Natal, a revelação dos que comporão o restante do Primeiro Escalão, com muitas novidades e mudanças. Ainda estão faltando:
Administração, Controladoria-Geral, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Social, Habitação, Juventude, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Segurança Integrada e Trânsito e Transporte.
Serão conhecidos ainda os diretores da Aresan (Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento Básico), Dmae, Emam (Empresa Municipal de Apoio e Manutenção que é responsável por executar a manutenção, reparos e administrar bens, ampliações e reformas em edifícios públicos municipais da Administração Direta e Indireta), Ferub (Fundação de Excelência Rural de Uberlândia) que promove o agronegócio, apoiando, divulgando e fomentando as melhores práticas de tecnologia do campo existentes, em benefício do homem do campo e mais o Ipremu, a Prodaub e o Procurador-Geral do Município.
Uma novidade já conhecida nos bastidores políticos é o desmembramento da atual Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação em duas: provavelmente Secretaria de Desenvolvimento Econônico e Secretaria de Agronegócio.
Pelo ponto de vista de toda a Imprensa, críticos e analistas políticos, o prefeito eleito e diplomado, Paulo Sérgio, até agora com os onze nomes revelados por ele em suas redes sociais, agradou a gregos e troianos e ainda foi aplaudido pela comunidade que o segue e na divulgação pela Imprensa.
Os seis nomes conhecidos na sexta-feira, dia 20:
O prefeito eleito e diplomado @soupaulo.sergio confirmou na manhã da sexta-feira (20) que Henckmar Borges Neto continuará à frente da pasta no próximo ano.
Administrador, com especialização em controladoria e finanças. Concursado da Prefeitura Municipal de Uberlândia, atua na Secretaria de Finanças desde 1993. Foi chefe de tesouraria entre 1995 e 1997 – ano em que passou a ocupar o cargo de tesoureiro-geral do Município.
@henckmar é filho do “Leizinho” Borges e da D. Terezinha, sendo que seu pai foi por muito tempo bancário no Banespa, locutor da Rádio Cultura na década de 60, neto do professor Henckmar Borges, que marcou era no Liceu de Uberlândia e da D. Filinha, uma espírita que deixou saudade. Henckmar Neto é sobrinho do conhecido e já falecido advogado e emérito maçom, Dr. Wellington Borges (Borgico), que foi vereador em Uberlândia e do radialista Weber Borges, o “Tebinha” da Educadora e depois na Rádio Guarany de BH e que faleceu em Goiania.
Um justo e merecido reconhecimento do Paulo Sérgio a um servidor efetivo e que conhece muito das finanças da nossa Prefeitura. Parabéns.
@soupaulo.sergio definiu também na sexta-feira (20) pela permanência de Roberta Braga de Paula Nogueira no comando da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, que tem como principais atribuições planejar, implementar, executar, controlar e avaliar as atividades da política de planejamento urbano do Município.
Além disso, elaborar uma política de planejamento urbano em parceria com as demais secretarias municipais, autarquias e fundações, em consonância com a política estabelecida pelo governo municipal. E também estabelecer, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor do Município, programas destinados a proporcionar a melhoria das condições de vida da população e sua integração através de ideias e sugestões ao planejamento administrativo.
Arquiteta e Urbanista, @roberta.braga.12 ocupou cargos na Prefeitura de Uberlândia nas Secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho, Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Educação entre os anos de 2006 a 2012. Trabalhou ainda como assessora de planejamento urbano de 2018 a 2020.
Guilherme Silveira Marques – atual diretor-geral do Dmae, será o secretário de Obras, secretaria que ganhará nova nomenclatura, a exemplo do Procon. Mais uma acertada tacada do prefeito eleito e diplomado @soupaulo.sergio
@guilhermemarques._ é engenheiro civil formado pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), com especialização em Projeto, Execução e Controle de Estruturas e Fundações pelo IPOG. Ocupou o cargo de Diretor Geral Adjunto no Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia (Dmae), liderando iniciativas de planejamento estratégico, inovação tecnológica e sustentabilidade financeira. Possui experiência como Gerente de Projetos na execução de grandes obras, como o Viaduto da Av. Nicomedes Alves dos Santos e o Sistema de Abastecimento de Água Capim Branco.
O vereador reeleito, Raphael Leles, do União Brasil, foi escolhido pelo prefeito eleito e diplomado @soupaulo.sergio para ocupar a pasta dos Serviços Urbanos. Vai cuidar da Iluminação Pública, dos Ecopontos, Serviços Póstumos e dos Cemitérios, Serviços de Varrição de Vias Públicas. É competente e muito sério. Vai tirar de letra.
É casado com a Cláudia e pai da Júlia e do Gabriel. Sua história é marcada pela honestidade, determinação, disciplina e muita fé em Deus. Ao longo da sua vida, sempre usou os serviços oferecidos pelo Setor Público. Transporte coletivo. Saúde pública. E ensino público, da creche à universidade federal. É administrador. Maçom. Triatleta e atleta de Mountain Bike.
Carrega no peito o orgulho de ser Oficial do Exército. Por muitos anos se dedicou à carreira militar e ao serviço da Pátria. Ama nosso país, nosso Estado, nossa cidade e sempre honrará nossas bandeiras. Ele acredita que a educação, a inclusão e o esporte transformam vidas.
Esteve ao lado do Prefeito Odelmo Leão ajudando a realizar projetos que mudaram a história da nossa cidade. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Secretário de Gestão Estratégica, Presidente do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas e atuou no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Foi eleito vereador em 2000 e reeleito agora em 2024.
Possui uma sólida formação acadêmica, incluindo MBA em Finanças Corporativas e graduação em Ciência da Computação. Sua trajetória é marcada por posições de destaque, como CEO da holding do Grupo Unimed Uberlândia.
Lívia também foi Diretora de Planejamento e Gestão do Grupo Valecard, Gerente de Governança na Algar Tech e Assessora de Gestão, Estratégia e Planejamento na Petrobras, no Rio de Janeiro. Além disso, fundou e vendeu duas startups de Tecnologia da Informação.
E o @edson_zanatta continuará como Diretor Geral da Futel, conforme decisão do @soupaulo.sergio Desde que assumiu o cargo revolucionou TUDO desde os banheiros do Parque do Sabiá, os Poliesportivos, o Estádio Municipal e o todo o Parque do Sabiá (já viram que lindo está aquilo lá?).
Atleta de basquete nas décadas de 60 e 70 pelo Uberlândia Tênis Clube (UTC) e pelo Praia Clube, onde anos depois ocupou o cargo de diretor de Esportes, Zanatta é graduado em Administração e Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi diretor-superintendente do Martins e diretor da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub).
Também foi secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo entre 1993 e 2000, gestões de Paulo Ferolla e Virgílio Galassi e vereador de Uberlândia de 2001 a 2004.
Feliz escolha Prefeito eleito e diplomado. Futel não é uma fundação política e sim do Povo.
Confesso que até o momento, estou adorando às escolhas de Paulo pra o seu secretariado. Feliz mesmo. E tudo dará certo…