Independente da idade, o início da vida sexual deve ser no SEU momento, sem comparações com outras pessoas, sem rótulos de idade e dentro da sua consciência por sua escolha.
Jamais deve ser iniciada com banalizações da sexualidade, ou por pressão de amizades, por “prova de amor” ou por simples curiosidade.
Saiba que esse momento é SEU, e somente você deve ser o foco, com responsabilidade e plenitude para sua vida sexual ser plena e realizada em toda sua trajetória de vida, sem traumas ou frustrações.
Excesso de expectativas pode gerar frustrações. Apenas viva seu momento com carinho e cuidado por você e responsabilidade, com a pessoa de sua escolha, que te valoriza e respeita.
Neste contexto, pontuamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a viver esse momento com positividade e com toda a plenitude que merece.
Primeiro, para as mulheres, procure um(a) ginecologista. A anticoncepção é a primeira etapa de uma vida sexual segura. Se não puder compatilhar esse momento com sua família, saiba que seu(sua) ginecologista deve guardar segredo de acordo com o Código de Ética Médica e você tem o direito constitucional de ter atendimento, mesmo na adolescência. Procure profissional atualizado nesse protocolo.
Outro detalhe fundamental: sabe qual é a melhor amiga da pílula ou do seu método contraceptivo? A camisinha! Além de reforçar a prevenção de uma gravidez indesejada, impede infecções por doenças sexualmente transmissíveis. Para os homens, não é demérito não conhecer detalhes de sua anatomia ou da forma de uso correto da camisinha. A orientação e avaliação de um médico urologista, nesse caso, faz a diferença.
Finalmente, mais uma dica de segurança pra você independente se mulher ou homem: as vacinas estão em dia? Podemos evitar algumas infecções sexualmente transmisíveis por meio da vacinação. Por isso, é sempre importante tomar as vacinas recomendadas pelo seu(sua) ginecologista ou urologista, principalmente contra o HPV, vírus responsável por grande maioria das causas de câncer de colo uterino. Para os homens, também indicada para evitar transmissões e até mesmo doenças penianas.
Portanto, viva sua sexualidade com responsabilidade para jamais se arrepender de suas escolhas.
Sua vida é mais importante que um momento de descontração.
Seja você e desfrute do melhor que está reservado para sua vida!
Grande abraço!
Dra. Gisele Vissoci Marquini
Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal
CRM 34170 RQE 19701
Fonte imagens: google domínio público