Será que minha ardência vaginal é vulvovaginite?

Página 2 | Vetores e ilustrações de Expressoes Mulher para download gratuito | Freepik

Fique em paz, nem tudo que arde é doença. Muitas vezes ardência vaginal pode estar relacionada com produtos alergênicos, falta de hidratação vaginal e ressecamento vulvovaginal por fases da vida da mulher como pós parto ou menopausa.

Mulheres em uso de contraceptivos hormonais também experimentar períodos de ardência vaginal por mudanças no muco cervical, mais hostil ao espermatozóide. Entretanto, arder não é normal. Mesmo não se tratando de uma infecção, esses fatores devem ser corrigidos.

A vulvovaginite é uma inflamação que afeta a vulva (a parte externa dos órgãos genitais femininos) e a vagina. Essa condição pode ser causada por diversos fatores, incluindo infecções bacterianas, fúngicas, parasitárias ou virais, como a candidíase, vaginose bacteriana e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Os principais sintomas da vulvovaginite incluem coceira, ardência, secreção anormal e dor durante a relação sexual. Portanto, novamente arder não é normal, e nessas condições, há agentes responsáveis pela ardência que dever ser diagnosticados e corretamente tratados.

O tratamento varia de acordo com a causa subjacente da infecção. Antibióticos são usados para tratar infecções bacterianas, antifúngicos para candidíase, e medicamentos antivirais e sintomáticos podem ser indicados em caso de infecção viral.

Em muitos casos, mudanças no uso de produtos de higiene pessoal ou no estilo de vida, como a redução do estresse, também podem ajudar no controle da condição. A consulta com um ginecologista é essencial para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz.

Dentre os tratamentos disponíveis, o que importa é cuidar da sua higienização e autoestima.

Sentir-se incomodada com percepções de dor ou ardência na região íntima, pode entristecer a mulher a ponto de diminuir sua energia vital e autoconfiança.

Não sinta isso sozinha! Procure ajuda especializada na presença de qualquer sintoma que te incomode.

Lembre-se: cuide do seu corpo com amor e atenção, pois a saúde íntima é essencial para o seu bem-estar e autoestima.

Abraço e sem ardências!

Dra Gisele Vissoci Marquini

CRM 34170   RQE 19701

Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia vaginal

Fonte imagens: google

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *