
Aconteceu na noite de segunda-feira, 18 de novembro, na ACIUB – Associação Comercial e Industrial de Uberlândia o lançamento do ‘EMOV – Elas em Movimento’ que contou com a presença de lideranças femininas de diferentes iniciativas e comunidades de mulheres empreendedoras, que participam da ação para compartilhar experiências e transformar o cenário local.
A proposta tem como foco fortalecer as ações voltadas para o empreendedorismo feminino na região, por meio de uma atuação colaborativa, que busca ampliar o alcance e promover ações, programas e ferramentas que estruturam e fortalecem as mulheres, explicou Silvânia Lopes, Mulher Soberana que integra o Grupo. “O EMOV vai agregar ainda mais ações e atuar na capacitação das mulheres, proporcionando a elas uma rede de acolhimento e apoio”, disse.
Além dela, participam líderes femininas de comunidades e iniciativas de mulheres empreendedoras, entre elas: Lu de Souza e Tati Ester (Clube Moeda de Troca), Bell Pinheiro (Instituto de Empreendedoras), Eugênia Pires (Amigas da Sil), Kelly Windmöller (Instituto Mãos de Anjo), Carolita de Vasconcelos (Programa Ergonomia com Inclusão), Alessandra Fabyane (Lideranças de Mulheres Negras de Uberlândia), Carolina Faleiros (Prontas), Cláudia Guerra (SOS Mulheres) e Cláudia Coutinho (Diálogos e Conexões).
O projeto surgiu com o apoio do Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas, para unificar o trabalho desses grupos e criar um ambiente mais inclusivo e colaborativo, contou a instrutora do Sebrae Junara Paiva. A ideia é fortalecer o papel das mulheres no empreendedorismo, fomentando um ecossistema de inovação e crescimento. “Uberlândia é uma potência com várias frentes de trabalho feminino e o papel do Sebrae foi unir e oferecer a elas ferramentas para que o movimento existisse”, explicou.
O EMOV chega com a proposta de ampliar o network, promover uma troca de experiências e facilitar o acesso a ferramentas que fortaleçam os negócios, além do fomento de parcerias estratégicas entre o setor público e privado e a criação de instrumentos de apoio que ofereçam o capital financeiro, o conhecimento integrado e o acompanhamento para as empreendedoras.
A vice-presidente da Aciub Mulher, Flávia Tucci, falou sobre o apoio da Aciub no Emov, “nossa expectativa é aumentar o grupo trazendo mais mulheres, capacitá-las e mostrar que elas estão qualificadas para ir muito mais longe, alcançar vários lugares e, com o apoio da associação, crescer e fortalecer ainda mais”, comentou.
Para a advogada Cláudia Coutinho, esses movimentos que unem classes e instituições como Aciub, Sebrae e CDL e também os poderes executivo, legislativo e judiciário, em prol do empreendedorismo feminino fortalecem ainda mais o projeto e contribui pra que as mulheres gerem emprego, renda e aumente sua capacidade de produzir receita, já que muitas delas chefiam suas famílias.
Estar à frente do EMOV é uma honra e um orgulho pra mim e para todas as lideranças, afirmou a empresária Tati Ester. “Por que a gente sabe que sozinhas conseguimos fazer muitas coisas, mas unidas conseguimos fazer muito mais, com mais força, recurso e potência, realizando nossos propósitos e alavancando o empreendedorismo feminino com êxito”.
A cantora Graziella Oliveira, falou o quanto a iniciativa é importante para unir e fortalecer as mulheres. “Estou feliz em participar dessa noite com pessoas incríveis e comprometidas que se uniram para fortalecer umas às outras e crescerem em seus empreendimentos”, disse.
Empreendedorismo Feminino
Um levantamento do Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, revelou que do total de 1,9 milhão de pequenos negócios ativos no estado, 40,96% são liderados por mulheres. Minas Gerais ocupa o segundo lugar entre os estados em número absoluto de pequenas empresas comandadas por mulheres, atrás apenas de São Paulo. A faixa etária predominante entre as empreendedoras mineiras é de 31 a 40 anos. O setor de Serviços concentra o maior número de empresas lideradas por mulheres no estado, com mais de 400 mil empreendimentos. O comércio está em segundo lugar, com 261 mil empresas com mulheres à frente dos negócios.