Você conhece o método contraceptivo adotado por Virginia Fonseca após o terceiro filho?

 

Virginia Fonseca com os filhos Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo

Foto: Virginia Fonseca com os filhos Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo (Fonte: Instagram)

Recentemente, a influenciadora Virginia Fonseca, 25 anos, revelou ter adotado um novo método contraceptivo. Ela deu à luz seu terceiro filho, José Leonardo (fruto de seu casamento com Zé Felipe), em 8 de setembro.

Nas redes sociais, a apresentadora do SBT referiu ter colocado um implante anticoncepcional no braço, conhecido como Implanon: “Vim aqui colocar um negócio para eu não ficar grávida de novo, amor. Esquece. Nesta barriguinha não entra ninguém. Quem veio, veio. Quem não veio, não vem mais”, brincou.

O Implanon é um implante subcutâneo (derivado de progesterona), sem risco de trombose. O método contraceptivo, na forma de um bastão cilíndrico de uso subdérmico é implantado no braço da paciente e assegura contracepção por até 3 anos.

O implanon é o único implante hormonal que oferece segurança de ser estudado, padronizado e registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). É um método contraceptivo de altíssima eficácia que se assemelha à laqueadura tubária (99,9% de segurança) com a vantagem de ser reversível. Além disso, oferece benefícios como mínimo impacto metabólico, ideal para performance esportiva e controle de sintomas menstruais. Muito recomendado no pós parto e amamentação, por não ter risco de trombose, permitir controle de peso da mãe e não interferir no leite materno.

 

 

Implanon: Conheça o implante anticoncepcional - Clínica CEU ...

Imagem: Implanon.

A escolha da influenciadora está alinhada com as recomendações das sociedades médicas especiaizadas na área da Ginecologia.

Atualmente, várias sociedades médicas, incluindo o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) entre outras, estão engajadas no desenvolvimento de diretrizes clínicas e protocolos que estimulam o uso de métodos contraceptivos reversíveis de longo prazo, caracterizados pela sigla LARC (Long-Acting Reversible Contraception) devido à alta eficácia, maior satisfação da usuária, menores taxas de descontinuação, com impacto positivo na prevenção de gravidez não planejada e indesejada.

Cada mulher é única e seu momento de optar em ser mãe é de sua escolha. Entretanto, se o momento não for oportuno para a maternidade, converse com seu médico e faça suas escolhas conscientes.

Você tem dúvidas? Sua pergunta e opinião são bem-vindas nos comentários e estamos aqui para esclarecer!

Que a gravidez seja por escolha, e não por acidente!  E os métodos contraceptivos eficazes estão aí, em alta,  para permitir essa liberdade de escolha da mulher!

Grande abraço!

Dra. Gisele Vissoci Marquini

CRM: 34170  RQE 19701

Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal

 

 

Fonte da escolha do método e imagens: Isto é gente, Instagram, google domínio público.

Fonte do texto: FEBRASGO, ACOG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *