Quinto encontro das Mulheres Soberanas fala sobre inclusão social e capacitismo

Amanda Prates promoveu um momento que encantou a todos

O quinto encontro das Mulheres Soberanas, Gestão 2024, aconteceu no dia 23 de agosto no charmoso restaurante italiano La Vinícola e foi carinhosamente preparado pela professora de natação infantil e psicomotricista, Amanda Prates. Em sua apresentação ela deu uma verdadeira aula de inclusão social mostrando sua capacidade de gerir vidas e modificar positivamente realidades, encantando a todos os presentes.

Amanda é uma das poucas profissionais brasileiras que ministra aulas de natação infantil adaptada e realiza um trabalho de pertencimento para uma grande quantidade de alunos autistas e com T21 – popularmente conhecida como Síndrome de Down. Um trabalho de grande relevância e que apresenta resultados surpreendentes.

Precisamos compreender que uma característica sozinha não define a pessoa, afinal somos todos diferentes, afirmou ela. “Inclusão é ação e pra isso temos que gerar oportunidades e presumir capacidade”, explicou. “Ter a possibilidade de transformar vidas por meio do seu trabalho é uma das coisas mais repletas de significados que um ser humano pode conquistar. Não são todas as pessoas que encontram um propósito profissional e eu encontrei o meu ainda muito jovem e, hoje, posso comemorar mais de duas décadas atuando nesta área com grandes conquistas”, contou.

A Psicopedagoga Maria Fernanda Moreira Mendes, foi quem a indicou para o prêmio e fala orgulhosa que Amanda representa não só o seu trabalho, mas também suas crenças profissionais. “Temos o mesmo olhar no sentido de que a sociedade precisa dar mais oportunidade as pessoas com deficiência e estamos na luta contra o capacitismo”, disse. “Amanda tem uma grande sensibilidade, ela acredita no progresso daquelas crianças, enxerga suas habilidades e consegue desenvolvê-las completamente”, ressaltou.

Esta foi mais uma experiência incrível que o projeto nos proporcionou. É sensacional estar em um grupo onde você adquire tantos conhecimentos com pessoas das mais variadas áreas, comentou Christiane Botelho. “Eu sou fã da Amanda, ela faz um trabalho muito especial com pessoas que tem menos oportunidades, é bacana ver seu propósito, sua dedicação, sua felicidade e tamanha competência”, disse.

Cristiana Franco, contou que o momento foi de muita instrução, que pode ter uma percepção diferente sobre o tema e quebrar paradigmas. “Saio daqui muito interessada em saber mais e entendendo que podemos fazer a diferença na vida das pessoas. O legal é que cada vez que nos reunimos aprendemos umas com as outras. Um projeto grandioso que veio para trazer tantas experiências novas para cada uma de nós”, ressaltou.

É um trabalho muito específico e diferenciado. “Não encontramos muitos profissionais que tenham essa especialidade. Estar aqui hoje me abriu um leque de oportunidade que além de aprimorar meus conhecimentos me qualifica a instruir outras pessoas”, disse Aryadne Amâncio. “E eu vejo no projeto mulheres que são destaques em suas áreas por que são pessoas raras que tem conhecimento e abordagens especificas”, concluiu

Thaise Meneguelli prepara o próximo encontro das Mulheres Soberanas Gestão 2024, que acontece no dia 14 de setembro. Até lá!

Fotos: Celso Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *