Menopausa e Endometriose: existe “amizade” entre elas?

A menopausa, última menstruação da mulher, é um dos eventos do Climatério, ou seja, fase de transição hormonal do período reprodutivo da mulher.

Essa transição hormonal é fortemente destacada por uma diminuição do estrogênio, principal hormônio feminino. Entretanto, esse mesmo hormônio pode ser o responsável por progredir sintomas de endometriose no período fértil.

A endometriose, fortemente estimulada por estrogênio, é uma das patologias mais relacionadas com dor pélvica crônica na mulher, cólicas menstruais progressivas e dores na relação sexual, e até mesmo infertilidade, entre outros sintomas.

Então quer dizer que na menopausa, o ambiente hormonal com menor nível de estrogênio, poderia melhorar sintomas de endometriose?

Na maioria das vezes sim! Mulheres que chegam na menopausa após uma longa jornada de sintomas menstruais decorrentes de endometriose podem experimentar uma fase de alívio de sintomas.

E esse alívio pode ser mantido mesmo se optar por fazer reposição hormonal da menopausa, pois o histórico de endometriose não contraindica fazer reposição hormonal no climatério caso necessite.

Portanto, menopausa e endometriose podem ter um relacionamento de “amizade”!

A queda hormonal de estrogênio da menopausa, ameniza sintomas da endometriose, essa desagradável patologia com suas dores hormonais.

Que seja bem-vinda a chegada da menopausa para uma mulher com endometriose!

Nem tudo são flores na vida cíclica feminina, mas nem tudo são dores!

E você? Já havia pensado nessa associação? Lembrou-se de alguma amiga ou familiar que precisa desse alento de informação?

Então compartilhe, coloque suas dúvidas nos comentários e passe adiante informação científica. Juntas somos mais!

Abraços! Dra. Gisele Vissoci Marquini

Ginecologia / Uroginecologia / Cirurgia Vaginal

CRM 34170MG    RQE 19701

 

Fonte imagens: google domínio público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *