Na clínica SEMPRE da Unimed Uberlândia, pacientes de 0 a 13 anos com doenças respiratórias são atendidas e acompanhadas por médica especialista em Pneumologia Pediátrica
Durante o período de férias escolares, os cuidados com a saúde e bem-estar das crianças devem ser redobrados. As férias são um momento propício para a desconexão das atividades escolares e a promoção do relaxamento. No entanto, é fundamental manter uma rotina estruturada que inclui horários regulares para dormir e momentos de lazer em família. Neste período, mesmo com a mudança da rotina diária, crianças com doenças respiratórias, por exemplo, devem manter o uso regular das medicações prescritas pelo pneumologista pediátrico. A Unimed Uberlândia mantém o Serviço de Especialidades Médicas Preferencial – Clínica SEMPRE – onde crianças com doenças respiratórias, entre outros pacientes, são atendidos e acompanhados por especialistas.
No caso de viagens, não se deve esquecer de levar as medicações de uso habitual e também aquelas a serem utilizadas em caso de crise. Além disso, é importante respeitar os horários de alimentação da criança, de descanso e de sono. Ao realizar atividades ao ar livre, elas devem utilizar filtro solar e repelente contra insetos. As recomendações são da médica pediatra cooperada Unimed Uberlândia, Carolina Pirtouscheg, especialista em Pneumologia Pediátrica que atende na Clínica SEMPRE. “Importante observar ainda, durante hospedagens, se o quarto do hotel apresenta cortinas, carpete ou acúmulo de poeira ou mofo, pois para os pacientes alérgicos, isso pode ser um fator de risco para desencadear crise de asma ou de rinite alérgica”, alerta a especialista.
Em relação à alimentação das crianças, a pediatra recomenda respeito à rotina em relação aos horários. “Oferecer alimentação equilibrada com a presença de todos os grupos alimentares, priorizando alimentos nutritivos e não industrializados, com abundância de frutas, legumes e vegetais. É importante também oferecer água com frequência”, acrescenta. Atividades lúdicas ao ar livre, que promovam movimentação corporal, interação com outras crianças e com a natureza também são saudáveis.
Quando estão em período de férias as crianças tendem a abusar do uso de dispositivos eletrônicos como celulares, tabletes e computadores. Sobre este hábito, Carolina Pirtouscheg faz uma alerta especial, já que o uso excessivo de telas é reconhecido como um risco à saúde. “Esta prática pode causar dependência, transtornos do sono, irritabilidade, ansiedade, sedentarismo, problemas visuais, entre outros. Por isso, o tempo de exposição a telas deve ser limitado de acordo com a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria [SBP]”, alerta. A SBP recomenda evitar exposição de menores de 2 anos a dispositivos eletrônicos; no máximo uma hora por dia entre 2 a 5 anos; no máximo uma ou duas horas por dia entre 6 e 10 anos; e no máximo duas ou três horas por dia para adolescentes entre 11 e 18 anos.
Serviço de Especialidades Médicas Preferencial – Clínica SEMPRE
Na Clínica SEMPRE, crianças de 0 a 13 anos com doenças respiratórias agudas ou crônicas, como asma, bronquite, bronquiolite, tosse, pneumonia, laringite, entre outras, são atendidas e acompanhadas por médica especialista em Pneumologia Pediátrica, promovendo diagnóstico, prevenção e tratamento das afecções do trato respiratório com acolhimento.
A unidade de cerca de mil metros quadrados, é composta de 11 consultórios, e foi construída especialmente para oferecer atendimentos preferenciais em diversas especialidades médicas, que serão apoiadas por equipes multiprofissionais nas áreas de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia e serviço social. O serviço conta ainda com um posto do Laboratório Check-Up para coleta de exames laboratoriais.
A Clínica SEMPRE presta atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. Os agendamentos podem ser solicitados durante as 24 horas do dia pela Central de Relacionamento no 0800 940 6900 ou pelo número de WhatsApp (34) 3239-6910. A Clínica SEMPRE fica localizada na Rua Maria Dirce Ribeiro 560, bairro Santa Mônica.