O filme “Divertidamente II” coloca em foco novos sentimentos que o ser humano pode se deparar durante sua jornada rumo ao desenvolvimento.
Dentre as novas emoções, se destaca a ansiedade.
A ansiedade pode afetar diversas áreas da saúde feminina, incluindo a saúde ginecológica.
Mulheres que sofrem de ansiedade podem experimentar sintomas como irregularidades menstruais, tensão muscular na região pélvica, disfunções genitourinárias, dificuldades sexuais, e até mesmo sintomas gastrointestinais relacionados ao estresse.
Além disso, a ansiedade pode interferir na capacidade de lidar com exames ginecológicos, consultas médicas e tratamentos, tornando essas experiências mais estressantes.

Desde marcar uma consulta até realizar um tratamento ou agendar uma cirurgia podem dificultar o sucesso da sua assistência.
É importante que mulheres com ansiedade conversem abertamente com seus médicos ginecologistas para que possam receber o suporte necessário, tanto em termos de tratamento médico quanto de orientação sobre estratégias para lidar com a ansiedade.
Cada dia é uma nova oportunidade para encontrar equilíbrio e bem-estar.
Lembre-se: cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. Você não está sozinha nessa jornada.

Grande abraço!
Dra Gisele Vissoci Marquini
Ginecologia/ Uroginecologia/ Cirurgia Vaginal
CRM:34170 MG RQE 19701
Fonte imagens: google/domínio público
Caricatura: créditos para a querida Mulher Soberana Thaise Meneguelli.
Exatamente. Acredito que a ansiedade é um dos grandes maus do século. Precisamos estar alerta sobre os impactos que reflete em nosso corpo. Importante alerta doutora!