Assembleia Legislativa une esforços com pesquisadores do tema, órgãos públicos e entidades da sociedade civil para discutir os desafios da crise climática no Estado
Será na próxima segunda-feira, 17 de junho, às 09 horas no auditório do Campus Via Centro da Uniube – Avenida Afonso Pena, 1177, o encontro programado pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, para Uberlândia, quando grupos técnicos, formados por especialistas, acadêmicos e poder público irão realizar estudos e elaborar propostas de ação de políticas públicas.
Os deputados mineiros estão assumindo o desafio de buscar soluções para minimizar os impactos da crise climática. A Assembleia Legislativa está escutando a sociedade, ao longo das etapas de interiorização, para conhecer as realidades regionais, mobilizar as comunidades mais afetadas, assim como debater o tema e identificar boas práticas. Com isso, pretende construir ações adequadas e duradouras que tornem Minas mais forte e resiliente diante da seca e da chuva extrema.
A expectativa é de que a discussão não se encerre com o fim dos eventos, mas que produza desdobramentos, requerimentos, projetos de lei e intervenções e ações do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), encaminhamentos de propostas, monitoramento e fiscalização de ações com o Executivo, além de projetos de inovação de autoria da ALMG a serem desenvolvidos em parceria com outras instituições.
PROGRAMAÇÃO UBERLÂNDIA
9 horas – Mesa de abertura
10 horas – Painel: Panorama climatológico da região e apresentação de boas práticas na convivência com os desafios impostos pelo ambiente
Argemiro Teixeira Leite – Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Meteorologia Aplicada e Doutorado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais.
11h15 – Participação do público
12h30 – Intervalo
14 horas – Plenária: Diagnóstico regional sobre os impactos da crise climática
Comentaristas:
- Rildo Aparecido Costa – Graduação, mestrado e doutorado em Geografia. Professor Associado III da Universidade Federal de Uberlândia – Campus Pontal e Coordenador do Laboratório de Climatologia do ICHPO/UFU.
- Fernando Caixeta Lisboa – Doutor em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo programa MIT Portugal. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia. Membro da Aliança Brasileira de Pesquisa em Finanças e Investimentos Sustentáveis – BRASFI. Membro do grupo gestor do programa ABC+ (Agricultura de Baixo Carbono) em Minas Gerais. __
14h45 – Participação do público
17h30 – Encerramento
Inscrições abertas para o Encontro Regional em Uberlândia!
Clique aqui e inscreva-se: https://link.almg.gov.br/jrk1uehhei