Dr. Gabriel Masssote Pereira é Advogado, Professor e Mestre em Direito Médico, ajuda pacientes a obter tratamentos de saúde e também ajuda médicos a prevenir riscos. FOTO: Arquivo Pessoal
“Um sonho se tornando realidade”. Foi assim, com muito orgulho, que o advogado, professor e Mestre em Direito, Gabriel Massote, anunciou a chegada de seu primeiro livro solo, totalmente dedicado à luta das pessoas com doenças raras em ter efetivo acesso à saúde e a políticas públicas includentes.
A obra, já em pré-lançamento pela @editora_foco, busca trazer um novo olhar sobre o subfinanciamento da saúde no Brasil, e de como isso afeta o acesso das pessoas com doenças raras a novas tecnologias em saúde.
“São “raros”, mas definitivamente não são poucos. São 13 milhões de brasileiros com doenças raras, maior que a população da cidade de São Paulo ou do Estado inteiro do Paraná – o 5º mais populoso do Brasil” – garante o advogado.
Massote defende que o Estado não pode decidir as vidas que merecem ou não ser vividas, sob o pretexto da aplicação da teoria da reserva do possível, sob pena de “flertarmos” com a eugenia, pressuposto central de regimes totalitários de tempos nada memoráveis.
MESTRADO
O livro é o resultado da dissertação de Mestrado em Direito Médico pela UNISA, em que Massote foi orientado pelo ex-vice Presidente do CFM e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dr. Clóvis Constantino, que teve na banca o Doutor em Direito pela USP, Georghio Tomelin, e pelo Doutor em Ciências da Saúde pela UFU, seu amigo e professor Gustavo Velasco.
A obra foi prefaciada pelo Professor e Desembargador Miguel Kfouri Neto, o maior nome do Direito Médico do País.
LANÇAMENTO
O coquetel oficial de lançamento acontecerá no dia 19 de junho, quarta-feira, durante o 1º Fórum de Doenças Raras do Interior do Brasil, que acontecerá na sede da OAB de Uberlândia nos dias 19 e 20 de junho.
O I Fórum de Doenças Raras do Interior do Brasil debaterá as limitadas opções de tratamento que as pessoas com doenças raras possuem, o subfinanciamento de verbas federais na área de saúde e as políticas públicas necessárias ao acolhimento e inserção das pessoas com doenças raras na sociedade e no mercado de trabalho.
O Fórum acontecerá com muitas comissões envolvidas, e contará com maciça presença do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Advocacia, associações de doenças raras, institutos, pacientes e acadêmicos.
Recentemente, Massote visitou o prefeito Odelmo Leão, acompanhado pelo deputado estadual Arnaldo Silva, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e do vereador Raphael Leles, presidente da Comissão de Pessoa com Deficiência e da Pessoa com Doença Rara da Câmara Municipal de Uberlândia, quando na oportunidade, recebeu total apoio do Chefe do Executivo para a realização do 1º Fórum em junho.
BIOGRAFIA DO DR. GABRIEL MASSOTE
- Mestre em Direito Médico pala Unisa;
- Especialista em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra, Portugal;
- Pós-Graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Unyleya;
- Formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia;
- Presidente da Comissão de Direito Médico, Odontológico e da Saúde da OAB de Uberlândia/MG;
- Professor da PUC/PR, EBRADI, e Professor Convidado do Centro de Direito Biomédico da Universidade de Coimbra;
- Sócio fundador do Projeto Social “Salve Mais Um”.
Matéria de excelência!