Chegou a menopausa, minha vida sexual acabou?

Fonte Imagem: Google

Um dos objetivos que temos aqui neste espaço é tentar quebrar tabus que são criados ao longo do tempo dentro de uma sociedade que por incrível que pareça ainda tem muita resistência a mudanças, porém nunca iremos desistir de trazer conceitos e informações para vencer todos esses tabus que prejudicam a vida das pessoas.

Nesta semana gostaria de tratar de um assunto que as mulheres que ainda estão na faixa etária de até 40 anos ainda têm muitas dúvidas, e aquelas que já passaram tem medo de aprofundar no assunto.

Como um processo natural da vida a chegada da menopausa traz mudanças em várias partes na vida da mulher, inclusive na sexualidade, e se não forem tratadas prejudicam muito sua qualidade de vida.

Então, caso você esteja passando por esse período, ou tem dúvidas sobre o assunto, não fique preocupada, pois existem formas de resgatar e até mesmo aumentar os desejos sexuais.

Podemos caracterizar a menopausa por transformações, e ela oferece a oportunidade às mulheres de se redescobrirem em vários pontos de sua vida, inclusive de suas preferias sexuais e de prazer, com o passar dos anos o conhecimento de si mesma irá proporcionar uma confiança maior para explorar alternativas novas buscando sempre o bem-estar e principalmente a satisfação sexual.

Como o corpo da mulher está em transformação é comum que aja algumas alterações hormonais entre outras coisas.

Podemos começar destacando a perda da libido, comum na vida das mulheres e que pode ocorrer em qualquer fase da vida, porem com a chegada da menopausa a perda do desejo sexual tendem aumentar de forma expressiva.

Existe um período que antecede a menopausa que é denominado de Climatério, onde começam a ter várias alterações e que podem levar a esse sintoma de falta de libido, os hormônios não são os únicos vilões do processo, com o passar dos anos a vagina tende a perder sua lubrificação causando assim dor durante o ato sexual, um dos pontos da importância da comunicação do casal na hora do ato sexual, um lubrificante intimo cai bem nessa hora.

Um outro fator que tem que ser levando em conta é o estado emocional e psicológico que também são afetados, na idade que chega a menopausa a mulher já se pode considerar como uma mulher experiente e já tem um bom entendimento sobre a vida, cultivar uma boa relação com o parceiro irá ajudar neste processo, pois a preocupação com os filhos, familiares e a rotina de trabalho no seu dia a dia são fatores que complicam e aumentam a falta de libido.

Mas calma, nem tudo está perdido, muito importante lembrar que a menopausa é uma fase da vida e têm de ser encarada com paciência e muita calma, pois hoje em dia existem vários tratamentos e soluções para passar por essa fase com mais tranquilidade.

Como sexólogo tenho que dizer que a sexualidade é essencial para a saúde de qualquer ser humano, e entrar na menopausa não tira você dessa categoria, por isso não desista da sua vida sexual, pois apesar das alterações em seu corpo, a perda da libido, você mulher ainda tem a capacidade de sentir prazer, as vezes precisa só de uma pequena ajuda, a capacidade de se ter orgasmo não tem idade, isso não envelhece.

Há inúmeras formas de recuperar o desejo sexual, o primeiro passo é vencer o medo e buscar ajuda profissional da saúde para identificar os fatores e apresentar soluções para isso, um outro fator é conhecer o próprio corpo, na busca de encontrar o que gosta pois isso é essencial em todo o processo, há diversas formas de sentir prazer e o entendimento do seu corpo irá ajudar no seu ritmo e desejos aumentando assim sua libido.

Ter auto aceitação e cuidar da sua autoestima nesse processo de envelhecimento do corpo é fundamental para que toda caminhada seja mais tranquila.

Por último, mas não menos importante é ter uma boa relação com seu parceiro, nesta fase é fundamental uma boa conversa e transparência, então use a comunicação como ferramenta principal neste período, ele também precisa entender todo o processo que você está passando, isso irá ajudar a você e ele também, para ter uma boa relação a intimidade e a compreensão são essenciais.

Aproveite essa fase para colocar em pratica seus desejos e fantasias, experimentar algo novo, saia para jantar a dois, faça um passeio com o seu parceiro, volte a namorar, valorize esses momentos.

A menopausa vai chegar e sua vida sexual não precisa acabar!

Um cheiro

Até a próxima semana

Beto Pinheiro

@betocpinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *