Novo espaço está localizado na Av. Paes Lemes no bairro Osvaldo Rezende, com videomonitoramento escolar e rural e a Coordenadoria de Defesa Civil
Os vereadores Anderson Lima, Gláucia da Saúde, Jair Ferraz, Leandro Neves, Liza Prado e Sargento Rildo, marcaram presença na tarde desta sexta-feira (1º/03), ao lado do Prefeito Odelmo Leão, na entrega do povo de Uberlândia da nova sede da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, que tem como titular o vereador licenciado, Sargento Ednaldo.
Localizado na Avenida Paes bairro Osvaldo Rezende, o novo espaço contempla o gabinete do secretário e todas as diretorias da pasta: Segurança Patrimonial e de Inteligência, Prevenção às Drogas e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Durante o evento, também foram apresentadas a ampliação dos sistemas de videomonitoramento escolar e rural.
O imóvel que já abrigou o 32º Batalhão de Polícia Militar e que agora sedia a secretaria de Segurança Integrda, é de propriedade do Município e possui área de 3 mil metros quadrados que, além de gabinete, diretorias e o Centro de Controle e Inteligência, comporta salas de reuniões e arquivo, depósito, almoxarifado, refeitório, banheiros e amplo estacionamento.
“Esta nova sede virá proporcionar melhores condições de trabalho para os nossos servidores. Atualmente, contamos com mais de 400 agentes patrimoniais. Além disso, por meio do sistema de videomonitoramento e alarme, somos responsáveis pela segurança patrimonial de 210 equipamentos públicos. Neste local, tenho convicção de que o trabalho integrado entre todas as equipes potencializará nossas ações no dia a dia”, disse o secretário Sargento Ednaldo, vereador licenciado.
A inauguração da sede também marcou a apresentação da ampliação dos sistemas de videomonitoramento rural e das escolas municipais, que ficam na sala destinada ao Centro de Controle e Inteligência Municipal. Os dois sistemas integram as políticas públicas conduzidas pela gestão municipal em prol da segurança da população.
Ampliação do videomonitoramento rural
O projeto de videomonitoramento rural tem parceria com a Polícia Militar e conta com o apoio do Sindicato Rural de Uberlândia para auxiliar no combate a crimes na zona rural. Ao todo, o sistema contempla a instalação de 266 câmeras de alta resolução em 60 pontos estratégicos definidos pela PM. Na primeira etapa, entregue em 2022, foram instaladas 84 câmeras em 20 pontos dos distritos e comunidades rurais. Já nesta última, apresentada nesta sexta, mais 182 câmeras foram instaladas em 40 pontos de estradas vicinais que dão acesso a outros municípios.
Videomonitoramento na área externa das escolas
Já ampliação do videomonitoramento escolar resulta de um trabalho que vem sendo realizado pelo Município nos últimos anos para reforçar a segurança nas escolas e culminou com o lançamento, em 2023, do aplicativo e da página virtual de denúncias para uso exclusivo da comunidade escolar “Escola Protegida”, desenvolvidos em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Segurança Integrada e a Prodaub.
Também durante a inauguração da nova sede, foi apresentado o videomonitoramento externo das escolas municipais, como parte do trabalho de ampliação anunciado pelo prefeito Odelmo Leão em abril de 2023. Na época, o chefe do executivo municipal mostrou uma série de ações em prol da segurança dentro e no entorno das escolas, como o lançamento do aplicativo e da página virtual de denúncias para uso exclusivo da comunidade escolar “Escola Protegida”.
Além das 1,8 mil câmeras instaladas na área interna das 122 escolas municipais, agora, a Rede Municipal de Ensino conta com 336 equipamentos de videomonitoramento em 134 pontos estratégicos da área externa das unidades. As imagens captadas são compartilhadas com a Polícia Militar. O investimento é de aproximadamente R$ 1,35 milhão provenientes de recurso do próprio município.