Filho Adolescente, o que fazer?

Fonte Imagem: Google

Temos vivido em tempos que a velocidade dos acontecimentos muitas vezes têm sido mais o nosso adversário que aliado, tudo é muito rápido, a tecnologia chegou e trouxe muitos benefícios, porém tem nos tirado algo era precioso para todos, o tempo.

Na correria do dia a dia, onde nossos compromissos ficam cada vez mais urgentes, estamos deixando de lado um tempo de qualidade com os nossos filhos, basta olharmos para poucas décadas atrás para percebemos o quanto estamos, de alguma forma “terceirizando” a criação dos nossos filhos, pois nossa agenda não comporta mais um compromisso de escola, de brincar no parque, de uma apresentação no balé, uma tarde no clube dentro da piscina, no jogo de futebol, entre outras atividades que normalmente uma criança do sec. XXI tem, pois a nossa agenda está lotada de coisas para fazer e muitas vezes até tentamos dar alguma desculpa dizendo que todos os nossos compromissos são em “prol da qualidade de vida dos filhos”, e creio na sinceridade do coração de quem diga isso, mas também com essa “desculpa” temos visto um crescimento descontrolado de “crianças órfãs de pais vivos“.

Cada fase do desenvolvimento do ser humano traz novos desafios, especialmente para as crianças e seus responsáveis em educá-los. Não é incomum, portanto, que os familiares tenham dúvidas sobre como lidar com adolescentes, principalmente por essa ser uma fase de transição, que pode ser marcada por diversos embates e conflitos, necessitando de um pouco mais de tempo para passar por essa fase sem muitos traumas.

Normalmente é nessa fase que surgem os questionamentos, situações de bullying, pressão escolar, dos amigos, escolhas difíceis e até depressão e outros temas na vida de uma família com adolescente em casa.

E como não estamos atentos ao tempo, somos surpreendidos com o crescimento deles e de repente nos damos conta que temos um adolescente em casa e perdemos muito tempo com outras coisas e então a pergunta surge, “Como lidar com essas e outras situações de maneira saudável? ”, e aqui quero trazer algumas reflexões e dicas que podem ajudar a enriquecer a sua relação com esse ser que apareceu em sua casa e você só percebeu agora que aquele bebezinho já não é tão pequeno assim.

Gostaria de acalmar seu coração dizendo que se as situações são novas para os adolescentes, o mesmo acontece conosco, os pais, inclusive aqueles que já viveram essa fase com outros filhos. Isso porque cada um deles é um indivíduo diferente, tem seus sentimentos e comportamentos distintos.

Como disse acima, a ideia é trazer algumas dicas e reflexões, nada engessado ou como uma regra para seguir passo a passo, vamos lá:

Tenha tempo de qualidade, não poderíamos começar com outro tópico, nossos filhos adolescente precisam do nosso tempo junto deles, dê o primeiro passo para isso, proponha um diálogo aberto e sincero com seu filho adolescente, alguns irão querer conversar e contestar tudo e em todo momento, outros podem ser mais calados e introspectivos, não importa o perfil, dê tempo para seus filho, fale e principalmente escute o que ele tem a dizer a você, peça a opinião a eles, eles precisam entender que suas ideias são ouvidas e consideradas.

Diante disso vai nos levar para outra dica, com tempo de qualidade e uma boa conversa você conseguirá mostrar que todos precisam de limites e saber impor limites para adolescente é uma arte, mas é necessário, nesta fase muitas vezes eles pensam que já sabem de tudo, e querem fazer tudo quase ao mesmo tempo, colocar limites traz para vida deles um aprendizado claro e assertivo, pois assim quando se tornarem adultos irão perceber que tudo tem seu tempo determinado debaixo dos céus.

Um outro ponto é que nessa fase de transição entre a infância e a vida adulta as mudanças físicas são inevitáveis, os hormônios estão quase a flor da pele, tudo é muito novo então aprenda a fazer elogios com mais frequência, assim você irá trabalhar a autoestima do seu filho deixando ele mais seguros de si, os elogios irão servir para validar os bons comportamentos e atitudes promovendo a educação de forma positiva e ajudar na transformação do ambiente da vida familiar.

Poderíamos colocar outras tantas dicas e sugestões aqui, mas com esse pequeno artigo gostaria de incentivar seu coração de pai e mãe a ter um tempo maior com seu filho (a) adolescente, para você não perder essa fase maravilhosa na vida de nossos filhos, nada neste mudo pode pagar uma relação saudável com nossos filhos, não deixe que o tempo te roube isso.

Um cheiro!!!

Até a próxima.

Beto Pinheiro

@betocpinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *