Abrindo a programação anual e diversa de apresentações artistas e grupos locais do “Projeto Uberlândia na Rota das Culturas”, a performance cênico-musical “Da Janela Azul”, será apresentada nos dias 08, 09 e 10 de março, no hall de entrada do Teatro Municipal de Uberlândia, sempre uma hora antes das apresentações das peças nacionais.
A performance, que celebra o Dia Internacional da Mulher, faz um recorte no universo feminino. Em cena, a bailarina Luciana Bernardes, a escritora Juliana Schroden, a cantora Isa Nunes e a violinista Ana Paula. As artistas trazem a densidade de um tema delicado com leveza e uma atmosfera poética.
A apresentação é ancorada na obra “A Janela de Frisos Azuis”, de Mônica Cunha, cuja narrativa se inspira em histórias reais de mulheres que sofreram abusos nos relacionamentos conjugais. Isso feito de maneira sensível e em uma escrita permeada de metáforas que dão asas às personagens, instalando-as mais na coragem do que no medo, na autovalorização do que na omissão.
A partir dessa construção literária, a transformação cênica, elaborada pelo jornalista e produtor cultural Carlos Guimarães e o ator e cineasta Umberto Tavares, com direção cênica do segundo, assumiu fidelidade à obra, acrescentando asas à imaginação e generalizando histórias específicas em uma dramaturgia de cores, movimentos e musicalidade que fazem das personagens Girassol, Borboleta, Luz e Flor de Sal a representatividade de todas as mulheres do planeta que resistem à misoginia e às relações abusivas e destruidoras.
Serviço:
O que: Performance cênico-musical “Da Janela Azul”
Quando: 08, 09 e 10 de março 2024
Horário: Sempre 1 horas antes do espetáculo nacional
Local: Hall de entrada do Teatro Municipal de Uberlândia
Investimento: Entrada gratuita