Texto Cristiane Guimarães e Ademir Reis – Fotos Cb. Isabel Côbo / 8° BBM
Na sexta-feira (26), o 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) realizou a solenidade de passagem de comando do tenente-coronel Ricardo Marisguia Mendes para a tenente-coronel Ana Paula Borges, Mulher Soberana – gestão 2022/2023.
A cerimônia contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; da reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Marinalva Vieira Barbosa, do comandante da 5ª RPM Ralfe Veiga de Oliveira; do promotor de justiça, Carlos Alberto Valera, dos diretores da Holding Soberana, Douglas Davi Pena e Mariana Davi Pena e demais autoridades civis e militares, além de familiares e amigos que se deslocaram de Uberlândia para prestigiar a nova Comandante.
Esta é a segunda vez que uma mulher comanda o batalhão. A tenente-coronel Ana Paula, nascida em Uberlândia (MG), ingressou no CBMMG em 09 de março de 2001, esteve à frente do subcomando do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberlândia, de maio de 2020 até o início deste ano, para então começar essa nova jornada como comandante do 8º BBM em Uberaba.
Durante a posse, Ana Paula estava muito grata pela promoção e pela oportunidade de comandar um batalhão operacional. “Não é um desafio fácil, de muita responsabilidade, mas com certeza eu venho me preparando ao longo dos anos para esse momento tão especial, e é claro, que eu vou contar com o apoio da unidade e de todos os oficiais que aqui estão. Minha expectativa é a melhor possível”, disse.
O Coronel Erlon, contou que a atuação de mulheres no comado do Corpo de Bombeiros está acontecendo de forma natural e com um percentual cada vez maior. “As mulheres entraram na corporação há 30 anos e, agora estão chegando em postos de comando. Este ano, ineditamente em 12 batalhões, três serão comandados por mulheres e isso vem acontecendo por mérito delas”. Sobre a posse, ele disse o quanto a nova comandante é carismática e se identifica com as atividades institucionais, além de ser da região do Triângulo Mineiro e conhecer bem a área em que vai atuar. “Agora ela assume a função de comando para demonstrar toda sua competência”, comentou.
O tenente-coronel Marisguia, nascido em São Domingos do Prata (MG) ingressou nas fileiras do CBMMG em 31 de janeiro de 1995 e pisou pela primeira vez em terras uberabenses como aspirante a oficial em 20 de abril de 2001. Durante seu oficialato, já foi subcomandante do 8º BBM, já comandou o 12º BBM com sede em Patos de Minas e assumiu o comando deste batalhão em 23 de março de 2021. A partir de agora, o oficial galga novos ares como subcomandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros em Uberlândia.
Os oficiais e praças do 8º BBM agradecem ao tenente-coronel Marisguia pelo tempo em que esteve à frente do comando, desejando sucesso nessa nova jornada no 2º COB e recebem com muito carinho e boas expectativas a tenente-coronel Ana Paula para um novo tempo na unidade.
“É muito importante essa convivência dentro da sociedade e dentro da corporação, entre homens e mulheres, sem distinção de sexo, cor ou religião. É isso que faz com que estejamos cada dia mais fortalecidos para que possamos estar sempre alerta para salvar vidas e prevenir acidentes junto com a sociedade mineira, por competência de cada um”, disse o coronel André Humia Casarim.
A tenente-coronel Fernanda Patrícia Vieira, contou que acompanha a carreira da Ana Paula desde o início e que pode ver de perto o brilhantismo, garra, dedicação e profissionalismo com que ela executa suas atividades e também o seu amor pela profissão. “E estou muito feliz por esta conquista e por ela ter assumido esse comando”, falou.
A equipe da Revista Soberana em especial, deseja sucesso ao tenente-coronel Marisguia nessa nova jornada no comando do 2º COB em Uberlândia e com muito carinho deseja boas expectativas a Mulher Soberana, tenente-coronel Ana Paula neste novo tempo na unidade em Uberaba.