Cuidando do corpo e da sexualidade

Fonte imagem: Google

O ano novo chegou e juntamente com ele o verão também, uma época onde se nota uma crescente preocupação com os cuidados com a saúde, onde a atenção se volta para uma alimentação mais saudável, à pratica de atividades físicas, é impressionante o tanto que as academias ficam cheias nesse período e tudo isso é muito bom, principalmente se continuar nesse mesmo foco durante todo o ano, afinal cuidar do corpo é muito bom, é dar qualidade de vida, para o corpo.

Mas gostaria de chamar a sua atenção para a sua saúde sexual, será que as pessoas têm dado a mesma atenção para sua vida sexual como tem dado para outras áreas da sua vida? Ou simplesmente deixamos acontecer, sem planejar ou mesmo porque já colocaram de uma forma quase automática que não faz muito sentido dar atenção em sua saúde sexual?

Claro que, com a preocupação com corpo, de alguma forma também a pessoa pensa na sua vida sexual, porém muitas vezes não se dá a atenção necessária ou até mesmo negligencia essa importante parte de sua vida.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), é compreendida a saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades”, sendo assim no âmbito do bem-estar do indivíduo, a saúde sexual tem ser abordada, pois a sexualidade é uma característica da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e não pode ser colocado de lado e ou diferenciada de outros aspectos da vida, pois quando se trata da sexualidade não estamos falando apenas do Ato Sexual em si e também não está limitada ao orgasmo, ela é muito mais que isso, é a forma que age e interage com as pessoas em volta, é o contato físico e a intimidade, a forma que se expressa e sente, o movimentar e muito mais.

Sendo assim, quando há um desiquilíbrio nesta área do indivíduo acaba interferindo em outras áreas da saúde, podendo trazer complicações ao longo da vida.

Mas como cuidar da saúde sexual? Pode ser a pergunta que esteja fazendo agora, pois se há um aumento na preocupação com o corpo podemos pressupor que a pessoa também tem o seu cuidado na sexualidade. Nem sempre uma coisa está ligada a outra, estamos em uma sociedade cada vez mais conectada, mas estamos nos desconectando do nosso próprio ser.

O autoconhecimento impacta diretamente em uma vida saudável, pois a partir do momento em que conseguimos entender quem realmente somos naturalmente conseguiremos lidar melhor com nós mesmos e tomar decisões que realmente queremos, e viver da maneira que desejamos e queremos é ter uma vida saudável, é uma qualidade de vida sexual boa, é exercitar a sexualidade.

Podemos descrever pelo menos três aspectos para ter uma sexualidade positiva e saudável, a autoestima sexual, a satisfação sexual e o prazer sexual, quando esses três aspectos estão bem resolvidos e bem cuidados pela pessoa certamente irá influenciar de forma positiva em todas as áreas na vida do indivíduo.

É muito importante cuidar do corpo, seja no verão ou qualquer outra estação do ano, mas não podemos deixar de cuidar também da sexualidade de forma correta, assim como é importante uma orientação de um profissional para pratica de exercícios físicos, procure um profissional sério para lhe ajudar também na área da sexualidade.

Um cheiro!

Beto Pinheiro

@betocpinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *