Uma jornada de transformação e excelência educacional
- Quadro 1: Como surgiu
Em 2000, a instituição deu os primeiros passos em Uberlândia. Inicialmente conhecida como Infoway e dedicada à formação em informática. Rapidamente, os gestores perceberam um avanço acelerado na busca por cursos profissionalizantes.
- Quadro 2: Crescimento
No ano de 2004, a instituição recebeu a autorização da Secretaria Estadual de Educação para oferecer cursos técnicos, assumindo o nome “Colégio do Trabalho”. Esse marco exigiu uma ampliação do acesso à educação técnica de qualidade na região. O sucesso foi imediato e trouxe a necessidade de mais uma unidade para atender a demanda.
- Quadro 3: Conquista
Após cinco anos dedicados à educação técnica, o Colégio do Trabalho enfrentou um novo desafio: ingressar no cenário da educação superior. E assim, em 2009, nasceu a FATRA ENSINO SUPERIOR, com cursos de Graduação em Enfermagem e Tecnologia em Radiologia. Essa decisão foi tomada por um grupo de profissionais comprometidos com o desenvolvimento de um projeto de educação superior de excelência.
- Quadro 4: Missão
Ministrar com excelência, competência teórica e prática em todas as áreas de formação e atuação, contribuindo no processo de inovação tecnológica, empresarial e educacional para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
- Quadro 5: Diretriz
Ser referência regional em educação, articulando com outros setores econômicos, atendendo as demandas do mercado e da sociedade para contribuir com o desenvolvimento sustentável do país.
- Quadro 5: Objetivos
1- Desenvolver a personalidade dos alunos, fundamentada no respeito à individualidade e na disciplina interior;
2- Favorecer o desenvolvimento intelectual, físico e social do aluno, por meio de um processo educacional de caráter participativo, em colaboração com os pais ou responsáveis;
3- Preparar o aluno para o futuro, tanto no aspecto profissional quanto cultural, tornando-o apto a conquistar o seu espaço nesta sociedade que se transforma rapidamente.
- Quadro 6: Confidência
“Acreditamos na formação integral do futuro profissional, resultando no exercício consciente e participativo da cidadania, dotando-o de valores éticos, que devem ser permeados pelo amor e pelo espírito crítico, fazendo com que, acima de tudo, respeite o seu semelhante e preserve o meio em que habita.” Fatra
- Quadro 7: Medicina
O Curso de Medicina da FATRA promove a formação de um médico com enfoque geral técnico-científico humanística, pautado na ética, capacitado à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde em todos os níveis de atenção, nos âmbitos individual e coletivo de forma resolutiva, dando ênfase à propedêutica e ao método clínico.
Duração: 06 anos | 3 ciclos de aprendizagem | Carga horária: 8 mil horas
- Quadro 8: Currículo
A MED FATRA valoriza a prática e promove a inserção nos cenários reais da atuação médica, no âmbito do SUS, a atuação de forma progressivamente responsável, respeitando os níveis de complexidade e autonomia, valorizando estratégias de ensino/aprendizagem que estimulem a participação ativa do discente na construção do seu próprio conhecimento.
- Quadro 9: Ciclo de aprendizagem
1º – Conhecimentos básicos, aplicados, cenários de práticas relevantes e conhecimentos básicos;
2ª- Conhecimentos aplicados;
3º- Internato Médico.
- Quadro 10: Laboratórios Multidisciplinares
Os professores, organizados em formato de equipe multidisciplinar, se reúnem abordando um problema através do ponto de vista de cada uma das especialidades relacionadas. Isso garante a integração. As aulas do eixo básico, como bioquímica, biofísica, biologia, histologia são tratadas juntamente, já que nenhum conhecimento existe isolado.
- Quadro 11: Competência
O projeto pedagógico do ensino médico da FATRA foi desenvolvido através da reflexão, do espírito crítico e da capacidade de se atualizar constantemente, em decorrência do desenvolvimento profissional da competência para atuar em equipes multiprofissionais, com reconhecimento do papel social do médico.
[OLHO] Acolhimento e humanização
- Quadro 12: Tecnologia
Metodologia inédita e exclusiva com tecnologia e conteúdo completo, prático e atualizado.
- Quadro 13: Tutoria
Os casos clínicos selecionados para estudo em cada semana são apresentados e analisados, impulsionando os alunos a desenvolver o espírito investigativo e raciocínio clínico analítico.
- Quadro 14: Consultoria
São reuniões onde os alunos apresentam aos professores de diversas disciplinas suas dúvidas a respeito do assunto da semana.
- Quadro 15: Conferência
Após a tutoria, o tema do caso clínico é abordado de forma um pouco mais aprofundada pelo professor.
“A primeira vez que nós colocamos o curso no PDI foi em 2006, nos preparamos por 16 anos para receber a Medicina e ela veio coroar todo trabalho da FATRA nesses 23 anos de instituição”
João Gonçalves Cunha
Engenheiro Mecânico
Administrador Empresas
Diretor Geral da Faculdade do Trabalho – Uberlândia/MG