Profissionais que se dedicam em salvar vidas
O Dia do Médico é uma grande oportunidade para homenagear uma classe de profissionais que se dedicam à saúde e ao bem-estar das pessoas com suas competências e habilidades para diagnosticar, prevenir, tratar doenças e salvar vidas.
No Brasil, a data é comemorada em 18 de outubro e a escolha do dia tem origem cristã: a data de nascimento de São Lucas. Em vida, Lucas foi um excelente médico que passou parte de sua vida ajudando as pessoas por onde passava, motivo pelo qual foi estabelecido como padroeiro da medicina e é considerado o protetor dos médicos.
A iniciativa para datar uma homenagem aos médicos partiu do jornalista paranaense Eurico Branco Ribeiro, formado em 1927 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ribeiro foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
Câmara Municipal comemora o Dia do Médico
Desde 2003, a cada dois anos, a Câmara Municipal de Uberlândia promove a concessão da “Comenda Dr. Arnaldo Godoy de Souza”, em comemoração ao Dia do Médico. No evento, cada um dos 27 vereadores tem a oportunidade de indicar um médico de destaque para receber uma honraria.
O autor do projeto é o vereador Antônio Carrijo e, para participar, os médicos devem ser atuantes nesta cidade e devidamente inscritos no Conselho Regional de Medicina.
Dr. Arnaldo Godoy de Souza
O médico Arnaldo Godoy de Souza, que empresta seu nome a essa homenagem, nasceu no dia 26 de junho de 1914, na cidade de Mariana, Estado de Minas Gerais, filho dos professores: José Ignácio de Souza e Ana Godoy de Souza. Dr. Arnaldo iniciou sua preparação para a carreira militar na Marinha no Ginásio Municipal de Ouro Preto e, em 1938, se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Cirurgião de grandes habilidades que realizou inúmeras operações, foi destaque nas intervenções cirúrgicas do aparelho digestivo, em especial, as motivadas pela Doença de Chagas no esôfago e intestino. Foi considerado como um dos cirurgiões brasileiros com maior número de cirurgias realizadas nessas enfermidades.
Muito modesto, recusou vários convites para se integrar ao corpo clínico de equipes de hospitais e Faculdades de Medicina localizados em outros municípios. Preferiu permanecer em Uberlândia, cidade que ele adotou como casa, para exercer suas atividades como cidadão.
Faculdade de Medicina da UFU
Foi um dos fundadores e professor da Faculdade de Medicina e Cirurgia de Uberlândia e da Universidade Federal de Uberlândia. Durante 12 anos exerceu os cargos de Diretor da Faculdade de Medicina e de Diretor do Centro de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia. Foi agraciado com a Medalha Carlos Chagas, Comenda Augusto César e Mérito Profissional conferido pelo Jornal Estado de Minas. Em 1984, foi empossado como membro da Academia Mineira de Medicina.
Na política local, Dr. Arnaldo Godoy foi vice-prefeito de Uberlândia de 1967 a 1970 na primeira gestão do Prefeito Renato de Freitas. Era irmão do Dr. Manoel Thomaz Teixeira de Souza, vereador por três mandatos e presidente da CMU, em 1961. Na atual Câmara, o vereador Jair Carneiro Ferraz é da linha sucessória política do Dr. Arnaldo, sendo seu sobrinho neto.
Aos 74 anos, Dr. Arnaldo faleceu no dia 9 de novembro de 1988.
Médicos homenageados pela Câmara – 2023
Dentre os homenageados deste ano pela Câmara Municipal estão: Dr. Bernardo Rocha Batista de Paiva, Dr. Guilherme Pinheiro de Freitas, Dr. Hamilton Dantas de Souza, Dr. Jander Massuda Hipólito, Dr. Jefferson Batista de Paula Silva, Dr. Leandro Marques Borges, Dr. Leonídio Bouças, Dr. Luiz Gustavo Martins da Silva, Dr. Marcelo Augusto Faria de Freitas, Dr. Ricardo Calil Kores, Dr. Rodrigo Penha de Almeida, Dr. Vinicio Marques Martins, Dra. Carmen Nilva Lamounier, Dra. Cintia Cunha, Dra. Lucia Cristina Alves Fonseca, Dra. Melissa Pimentel de Carvalho e Dra. Veruska Tavares Terra Martins da Silva, dentre outros.
Por: Ademir Reis