Edição 2023 acontece nos dias 17, 23 e 24 de setembro, e prevê gerar mais de 500 empregos diretos e 5 mil indiretos.
A Festival Timbre 2023 que já tem 11 anos de existência, acontece no próximo sábado (23) e domingo (24) na arena externa do Teatro Municipal de Uberlândia (MG), e deve movimentar mais de R$ 10 milhões na economia da cidade, segundo projeções da Eventaria e Timbre Cultural, empresas responsáveis pela organização e realização do evento.
O festival movimenta diferentes setores da economia do município. Além das apresentações que envolve a contratação de artistas, não só nacional mas também local e regional, o evento também envolve outros setores e prestadores de serviço como de aluguel, montagem e desmontagem de estrutura; palco, som e iluminação; projeção mapeada; confecção de brindes; confecção de materiais gráficos; decoração; divulgação em redes sociais e assessoria de imprensa; alimentação e bebidas; hospedagens; transporte aéreo e viário; equipe jurídica; captação de vídeos e fotos; impostos e outros tributos; contratação de equipes especializadas como seguranças e socorro médico; entre outros.
“A vinda de um evento para a cidade, movimenta 67 setores da economia, e com isso geramos empregos, renda e movimentação econômica em todos os setores ligados direta ou indiretamente ao turismo”, disse Bruna Barcelos, executiva de captação de eventos da Fundação Visite Uberlândia.
Para se ter uma ideia, só com hospedagem de bandas e outros profissionais das equipes técnicas de cada artista, o evento deve garantir à rede de hospedagem e hotelaria do município mais de 200 diárias.
Ao todo, as empresas responsáveis pela organização do festival estimam que são gerados mais de 500 empregos diretos e 5 mil indiretos durante o pré-evento, no evento e pós-evento. “Recebemos diversas mensagens do público pedindo indicações de excursões e de hospedagens. Só no último ano, contabilizamos 35% de pessoas vindas de outras cidades de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. O Timbre é, com certeza, um dos eventos que mais traz pessoas à Uberlândia.”, explica Lucas Cordeiro, um dos organizadores do Timbre.
Ele destaca ainda o trabalho social que é realizado por meio do Festival, uma vez que os alimentos não perecíveis arrecadados durante o evento são doados para instituições de caridade da cidade. Só em sua última edição, foram arrecadadas mais de seis toneladas de alimentos, em parceria com o Mesa Brasil do SESC, que redestina à diversas instituições acolhidas pelo projeto.
Sobre o Festival Timbre
O Festival Timbre 2023 contará com apresentações de artistas como Maria Gadú, Armandinho, Criolo, BaianaSystem, Gilsons, Mariana Aydar & Chico César e Urias. Os ingressos estão sendo vendidos pelo site www.ingressolive.com/festivaltimbre. O público tem três opções de ingressos disponíveis: inteira, solidária e meia entrada.
Muito mais do que apresentações musicais, o Timbre é um festival que traz para o público experiências que vão além dos palcos. “Neste ano teremos uma feira gastronômica com várias opções culinárias, brindes das marcas patrocinadoras, espaços ‘instagramáveis’ para registro de fotos e projeção mapeada. A ideia é que o público tenha de fato uma experiência que vá além do que estão acostumados”, explica Lucas Cordeiro, um dos organizadores do evento.
Além dos shows, o evento contará com intervenções artísticas e stand de expositores. O Festival Timbre 2023 conta com o patrocínio máster da Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As empresas Citrino, Leitura, Uniube, Produtos J&L, Açaí Tribo Mix, Chikas Cosméticos, Efácil e Colégio Gabarito também são patrocinadores. Sesc, Sindicomércio e Mesa Brasil são parceiros culturais do evento. Além da Eventaria e da Timbre Cultural, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais também é um dos realizadores.