Um estímulo para a ampliação de campanhas estratégicas
As estratégias de marketing são ferramentas poderosas e amplamente utilizadas, seja para um lançamento de produto, crescimento de marca, fidelização de clientes, aumento de vendas, entre outras. Historicamente, essas ferramentas têm uma importância fundamental para qualquer tipo de empresa, no entanto, todas se baseiam em um grande pilar: conhecer bem o seu público-alvo.
A sociedade tem sofrido diversas mudanças no mercado nos últimos anos, o que influencia no público-alvo de diversas empresas, em especial, as tradicionalmente mais voltadas para mulheres, como, por exemplo, os campos de moda, estética e saúde, que viram, em pouco tempo, seu público ser expandido para os homens. Tais mudanças exigiram novas estratégias de marketing e branding, muitas vezes mantidas com poucas alterações por anos.
“Quanto mais direcionado, melhor!” Essa é a regra de ouro da comunicação eficaz. É fundamental entender em detalhes o pensamento e o comportamento dos clientes para ganhar um peso especial quando se fala de empresas, onde compreender o seu público e saber conversar bem com ele é essencial para ter melhores resultados.
Com o crescimento da participação masculina em mercados específicos, alguns períodos comerciais que antes tinham pouca atenção das campanhas de marketing, precisaram delinear novas estratégias e passaram a ganhar os holofotes, trazendo mais destaque para datas como: Dia dos Pais, Dia dos Avós e Dia do Homem.
Nesse tema, cabe um olhar especial para uma das áreas que mais experimentou esse movimento: a estética. Foi-se o tempo em que as empresas dedicadas a cuidados de beleza focavam todos os seus esforços de publicidade no público feminino. Atualmente, tanto a marca em si, utilizando cores, fontes e linguagens mais neutras e amplas, como o marketing, incluindo planos e serviços masculinos e anúncios segmentados a esse público, foram reformuladas para atender a essa nova demanda.
Essas mudanças nos fazem observar, cada vez mais, a importância da inclusão, diversificação e ampliação de estratégias de comunicação com o cliente, atendendo a um público cada vez mais diversos e com um equilíbrio na formulação de cada estratégia de marketing, considerando as particularidades e necessidades específicas de diferentes segmentos de clientes. A adaptação constante é essencial para garantir o engajamento e a conexão emocional com a marca, abrangendo um leque variado de perfis.
Para ajudar neste processo, existe uma infinidade de técnicas de marketing, algumas delas são: marketing de relacionamento, desenvolvimento de personas, tráfego pago, marketing de conteúdo, e vários outros. O mais importante dentro de uma técnica é ter cuidado para não cometer o erro de focar em públicos mais genéricos, só “público masculino” não basta. Especifique, direcione, segmente e lembre-se: quanto mais direcionado, melhor.
Por: Jennifer de Paula
Jornalista correspondente na Europa
Colunista Oficial da Revista Soberana em Portugal