Marcos Mion

Inspiração, aprendizado e legado

 

Marcos Chaib Mion, mais conhecido como Mion, é um apresentador, ator, ativista social e, para nossa sociedade, um exemplo de pai. O apresentador é casado com Suzana Gullo desde 2005 e, o primeiro filho do casal, Romeo Mion, nasceu no mesmo ano. Donatella, em 2008, e Stefano, em 2010. Muitos conhecem a trajetória de Mion na TV, mas poucos sabem o exemplo de pai que o apresentador é para nossa sociedade. Portanto, conheça a história e a trajetória de Marcos Mion com os filhos:

Romeo Mion

O primogênito recebeu o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) em 2013 e, a partir de então, Marcos Mion travou uma verdadeira batalha para compreender o transtorno. Em uma entrevista exclusiva publicada em 2020, na Revista Autismo, o pai de Romeo revelou que escolheu seguir o caminho da positividade e citou: “Ontem eu passei 10 minutos tentando explicar ao Romeo como pendurar uma toalha num gancho. Eu não quis fazer por ele, quis fazer ele entender […], a minha dificuldade como pai é igual a de todos os pais. A essência é a mesma. Então, é uma decisão diária minha encarar como uma bênção, como uma positividade.”

Além de defender a importância da conscientização do Autismo, Mion e a ex-deputada Rejane Dias se uniram e criaram um projeto de lei que recebeu o nome de Romeo Mion. A Lei 13.977 foi sancionada em janeiro de 2020 e tem o objetivo de garantir o direito das pessoas com autismo, visando uma vida mais inclusiva e digna, trazendo uma série medidas que visam assegurar a inclusão dos autistas em diversos setores da sociedade como saúde, educação, trabalho e lazer. Além disso, a lei também busca conscientizar a população sobre o tema, reduzindo o preconceito e a discriminação.

A luta diária de Mion e Romeo fez com que muitos pais começassem a refletir sobre a importância do tratamento e da compreensão. Atualmente, o número de pais que negam o diagnóstico ainda é alto e considerado um agravante significativo na piora dos sintomas e das crises. Vale lembrar que, apesar do autismo não ter cara, em alguns casos, o espectro pode apresentar constantes sinais a partir do 6º mês de vida. “Romeo tem um autismo considerado leve, e foi uma evolução, conquistamos isso. Quanto antes você tem o diagnóstico, melhor. E eu venho de família de médicos, e nas primeiras avaliações, quando ele nasceu, meus pais disseram: ‘tem alguma coisa’”, relatou Mion para Revista Autismo.

Donatella Mion

Ao completar 13 anos, Donatella fez um pedido para estudar Liderança, Ativismo e Moda em um internato na Suíça. A decisão da jovem emocionou os pais, que compartilharam o momento para os seguidores, declarando: “Vai meu amor! O mundo é seu. Conquiste-o! Incendeia-o! Divirta-se e construa sua história! Seu legado! Eu, seu pai, estarei sempre aqui há um passo. Para tudo que você precisar. Se estender a mão, vai encontrar a minha. Se estiver cansada, se cair, eu te coloco de pé de novo! Só não desista nunca! Seja forte, corajosa e lembre que ninguém é “mais” nada do que você. Principalmente nenhum homem”, Mion via Instagram.

Apesar de ter uma vida mais confidencial, Donatella é presente nas redes sociais da família, que compartilha momentos incríveis de passeios, danças, viagens e rotina.

Stefano Mion

Até o momento, Stefano ou Tefo, como carinhosamente é chamado pelos pais, foi o único que se interessou em seguir os caminhos do pai. No ano passado (2022), e com apenas 12 anos de idade, o caçula estreou no elenco musical de Musa Música, do Globoplay. Curiosamente, Mion teve sua estreia na TV no musical Sandy & Junior, em 1999. Atualmente, Stefano foi convidado para atuar como Bereba, personagem da série “O dia em que minha vida mudou”, do Mundo Gloob.

Além de ator, Stefano gosta de basquete e tem um dom incomparável para a música, toca alguns instrumentos e gosta de cantar. E, mais uma vez, o pai não poupa palavras para expressar o amor incondicional pelo filho: “minha admiração e orgulho pelo seu talento são enormes, mas não chegam nem perto da admiração e orgulho que tenho pela pessoa que você é. Você me conecta com tudo de melhor que já existiu em mim, você ilumina minha vida com amor, bondade, inocência, carisma sem igual e uma despretensão encantadora que conquista tudo que você quer! Muito obrigado por me escolher para ser seu pai. É uma honra que tento suprir da melhor forma que posso”, Mion via Instagram.

Com uma presença marcante no Instagram, o jovem ator já ultrapassa os 27 mil seguidores compartilhando sua rotina na música e na TV.

Um exemplo de pai para todos nós

Em um mundo onde muitas crianças crescem sem o apoio do pai, entendemos o quanto é importante que a rotina de um pai presente seja compartilhada para demonstrar o afeto, o amor, os cuidados e o companheirismo. Mion é autor de três livros: A escova de dentes azul” (2016), “Pai de menina: para ler ao lado da filha e construir uma relação para vida toda” (2018) e o recente “Pai de menina” (2022) onde ele compartilha os detalhes da vida pessoal, construindo um guia para os pais de meninas e com o objetivo de educar com mais respeito, carinho e atenção.

Em uma entrevista para o G1, Mion destaca: “escrever sobre paternidade começou como um prazer. Me permitiu admirar diariamente, a cada minuto, todos os detalhes que percebia no desenvolvimento dos meus filhos. Como isso afetava o ambiente ao redor, principalmente a mim e ao meu núcleo familiar mais íntimo, se tornou rapidamente uma diversão e um enorme desafio ao transformá-los em contos, histórias, parágrafos…”.

No mês em comemoração ao Dia dos Pais, desejamos que todas as crianças tenham a oportunidade de ter um pai presente para que, além de uma figura paterna, todas possam receber apoio, companheirismo e amor.

Chiara Faleiros

Redação – Revista Soberana

Copywriting – Agência Jacarandá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *