Fonte imagens: google
Cranberry (Vaccinium macrocarpon Aiton) é um fruto rico em compostos bioativos, como proantocianidinas que têm a capacidade de prevenir infecções urinárias. É um fruto muito comum nos Estados Unidos, pelo clima favorável para cultivo no hemisfério norte, mas no Brasil pode ser encontrado in natura a granel, ou desidratado, como componente em barras de cereais ou sucos em embalagem tetra pak. Há também medicamentos fitoterápicos, registrados na ANVISA, com o princípio ativo do Cranberry.
Estudo clínicos mostram que o uso de Cranberry pode reduzir a incidência de Infecções do Trato Urinário (ITU), principalmente em mulheres. O mecanismo de ação parece envolver a adesão da proteína ativa da fruta na bexiga. A substância medicamentosa ativa do Cranberry, após o consumo, pode se aderir na mucosa da bexiga e impedir a adesão de algumas bactérias como a Escherichia coli, bactéria muito comum de origem intestinal, e que causa infecção de urina.
Ainda há a necessidade de novos estudos para confirmar dose ou tempo de uso, mas já se sabe que o Cranberry pode ser aliado na prevenção e tratamento das infecções de urina de repetição.
Nada supera a avaliação especializada de seu médico de confiança, mas se você gostar do sabor, ou de identificar com a proposta de compostos naturais para auxílio em infecções de repetição, essa pode ser uma boa opção.
Grande abraço!
Dra. Gisele Vissoci Marquini
CRM 34170MG RQE 19701
Ginecologia/ Uroginecologia e Cirurgia Vaginal